Espirituialidades e Sociedade



Notícias :

Abrarte informa sobre sua participação em reunião com entidades especializadas

 

 


13/03/2012

 

As Entidades Especializadas de Âmbito Nacional, que têm assessorado o Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira, entre elas a Abrarte, reuniram-se nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2012, na sede da FEB, em Brasília.

A Abrarte - Associação Brasileira de Artistas Espíritas - foi representada pelo 2º Secretário, Mateus Barbosa de Oliveira, e pelo membro do Conselho Doutrinário, Edmundo Cézar Barbosa Santos. Também compareceram os representantes das seguintes entidades:
Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas,
Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo,
Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas,
Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas,
Associação Jurídico Espírita do Brasil,
Associação Médico Espírita do Brasil,
Cruzada dos Militares Espíritas,
Instituto de Cultura Espírita do Brasil;
e, como convidadas:
Organização Social Cristã-Espírita André Luiz e
Pró Saúde Mental.

Durante a reunião, a Abrarte informou que está elaborando um material voltado para a orientação da prática artística da casa espírita, uma espécie de manual que valorize o “como fazer”, e que seria de nosso interesse concretizar e oferecer para análise das federativas estaduais durante as reuniões das comissões regionais do CFN. O presidente da FEB e o Secretário do CFN receberam a sugestão com alegria e apoio, registrando que todo projeto que beneficie a casa espírita é bem-vindo e que a FEB tem interesse de auxiliar e até mesmo viabilizar. Ressaltaram, no entanto, que as reuniões das comissões regionais do CFN deste ano já estão com pauta basta extensa e que não haveria tempo para incluir o material da Abrarte. O presidente da FEB, Nestor Masotti, sinalizou que a melhor estratégia seria a Abrarte finalizar o material, oferecendo-o para apreciação das demais entidades especializadas, para aprovação na reunião ordinária destas entidades, que acontece em novembro próximo, antes do CFN, e que, posteriormente, a FEB viabilizaria a divulgação junto ao movimento espírita brasileiro.




Outro ponto discutido foi a proposta apresentada pela AJE sobre o funcionamento da reunião das especializadas.

A AJE sugeriu a criação de um Conselho formado pelas entidades especializadas de âmbito Nacional, e que a reunião ordinária dessas entidades seja de dois dias e não apenas a reunião rápida de quinta-feira à tarde tradicionalmente realizada antes do CFN. Após ampla discussão sobre o assunto, criou-se a secretaria das entidades especializadas na FEB, mantendo-se a diretriz de, futuramente, criar-se o Conselho.

Quando se tratou do 7º Congresso Espírita Mundial, a ser realizado em março de 2013, em Cuba, a Abrarte indagou se seria possível reunir material artístico doutrinário, como CDs, para serem doados para os companheiros espíritas de Cuba. A FEB sinalizou positivamente, apenas com a ressalva de que, devido aos problemas políticos e de censura naquele país, seria interessante que o material fosse enviado previamente à FEB para uma avaliação, a fim de evitar problemas de ordem política.

Outros assuntos tratados na reunião foram a constituição de Comissões Temáticas das Entidades Especializadas para assessoria à FEB nas áreas parlamentar, jurídica e da saúde; as formas de apoio e participação destas Entidades junto ao trabalho das Entidades Federativas Estaduais; as campanhas em defesa da vida e as movimentações para se evitar a liberação do aborto; foi discutido ainda a realização de outras reuniões no 2º semestre deste ano.

Além da reunião, os representantes das Entidades acompanharam, no sábado pela manhã, a parte inicial do “Encontro de Preparação dos Colaboradores da Área de Estudo Doutrinário”, do Campo Experimental da FEB.

Fonte: Informativo virtual da Abrarte
/ Site: www.abrarte.org.br / Portal Arte Espírita: www.arteespirita.com.br

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações


topo