Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

2º ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCADORES ESPÍRITAS



26
/12/2010

 

2º Encontro Estadual de Educadores Espíritas - USE / SP

 

No dia 11 de dezembro de 2010, na sede da USE de São Paulo, no bairro de Santana, houve o 2º Encontro Estadual de Educadores Espíritas.

O convite ao Encontro pedia: "Seja um construtor da Nova Era". E continuava:

"(...) o Espiritismo desafia o homem a construir novas realidades. O Espiritismo exige dedicação reflexiva ao desdobrar, metodologicamente, em seus conteúdos, a proposta evangélica sem o que, lhe faltaria sentido ao que se propõe. Doutrina de Educação, o Espiritismo funda um novo espaço de viver, por isso é sempre uma opção ser espírita. Se você está disposto a fazer essa opção aceite o convite para rever concepções, necessárias à sua compreensão. "

A professora Adalgisa Balieiro, Diretora do Depto. de Educação da USE, apresentou-se como a "facilitadora" no Encontro, embora os presentes naquela manhã paulistana a tenham visto manejar conceitos espíritas e pedagógicos, costurá-los e a tentar retirar o "homem velho" de cada um dos participantes, com seus conceitos arraigados, e a reiteradamente solicitar, pedir, reiterar, que se abram para compreender a proposta educacional do Espiritismo através da reflexão, para alcançar o Evangelho através da educação.

Sorrimos quando a escutamos explicar que Educação Espírita não são os cursos de estudo da doutrina; são muito válidos, mas isto é estudo, são aulas. Doutrina de Educação, como chamou, o Espiritismo apresenta como proposta pedagógica a evangelização, a reforma moral; o Espiritismo é antes de tudo, uma proposta evangélica.

Este Encontro Estadual de Educadores Espíritas faz parte de uma série de encontros de pessoas ligadas a questão educacional em centros espíritas espalhados em todo o Estado de São Paulo e vários outros estão programados para os anos de 2011 e 2012. Segundo nos disse, não há a intenção de realizar palestras ou aulas, mas sim estimular o diálogo, a reflexão sobre a questão.

Questão! Com o objetivo de pedagogicamente discutir os maiores entraves a proposta evangélica, a professora Adalgisa realçou as questões 913 e 914 do Livro dos Espíritos:

O EGOÍSMO

913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?

“Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.”

914. Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo?

“À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e excitam. Isso depende da educação.”


VÍDEOS:

Iremos nos abster de explanar mais a respeito e disponibilizamos três vídeos do 2º Encontro Estadual de Educadores Espíritas - USE / SP.


2º Encontro de Educadores Espíritas - USE / SP - Abertura
Abertura de José Antonio Luiz Baliero e fala de Adalgisa Campos Baliero

 
2º Encontro de Educadores Espíritas - USE / SP - Trechos da Palestra de Adalgisa Balieiro


2º Encontro de Educadores Espíritas - USE / SP - Entrevista - de Adalgisa Balieiro
A professora Adalgisa falou um pouco diretamente para as nossas lentes:



> Para mais Informações e Inscrições sobre os futuros Encontros:
Secretaria da USE - Fone: 11 - 2950.6554 - e-mail: use@usesp.org.br / www.usesp.org.br

FOTOS:

Abaixo algumas fotos do 2º Encontro Estadual de Educadores Espíritas - USE / SP:

 

 

>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo