Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

A arte de cuidar - lançamento



03
/10/2010


"A Arte de Cuidar: Saúde, Espiritualidade e Educação" - Franklin Santana Santos, organizador

 

Esta obra foi lançada em setembro, no Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.

Seu organizador é um dos principais responsáveis no país pelo aprofundamento dos estudos na área da Tanatologia, enquanto preparação para a morte. Franklin Santana Santos é médico geriatra, doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutor em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska - Suécia e formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University - EUA; também é professor colaborador da Disciplina de Tanatologia da pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP e sócio-fundador da Pinus Longaeva Assessoria e Consultoria em Saúde e Educação - www.saudeeducacao.com.br.

Franklin Santana Santos é autor pela Editora Comenius de "A Arte de Morrer" v. 1 (em co-autoria com Dora Incontri), "Arte de Morrer" v. 2 e v. 3, Coordenador da série Pansofia da Editora Comenius. Pela editora Atheneu é autor de "Cuidados Paliativos: discutindo a morte e o morrer" e de "Cuidados Paliativos: diretrizes, humanização e o alívio de sintomas".

No website Saúde e Educação, onde apresenta o curso multiprofissional em cuidados paliativos, retiramos o texto abaixo de apresentação do tema:

Atualmente, mais de 1.000.000 de brasileiros morrem anualmente, sendo que 700.000 morrem em hospitais e 200.000 em residência, infelizmente o maior contingente desses brasileiros está morrendo sem uma assistência adequada seja, no atendimento físico, psicológico, social e/ou espiritual, além do que não existe, em geral, qualquer assistência aos seus familiares. Isso se deve em grande parte, devido ao fato que os profissionais de área da saúde não foram capacitados e educados para lidar com as necessidades dos pacientes e familiares que enfrentam doenças avançadas e incuráveis e que evoluirão para a morte. Os cuidados paliativos nasce, modernamente, com a criação do Hospice St.Christopher´s, na Inglaterra, em 1967, com o intuito de aliviar o sofrimento ou a dor total, dos pacientes enfrentado a morte e o morrer, conceito criado pela idealizadora dos cuidados paliativos: Cicely Saunders. A despeito dos cuidados paliativos, já existir há mais de 40 anos, inclusive como especialidade médica em 17 países, só recentemente esses cuidados começaram a se desenvolver e ganhar corporeidade no Brasil. Atualmente existem duas associações nacionais e algumas unidades prestadoras de serviço, concentradas, na sua maioria, mais na região sudeste.

Este livro organizado por Franklin Santana Santos traz textos de médicos, psicólogos, educadores, antropólogos e religiosos diversos, procurando apresentar uma abordagem ampla sobre a questão, multidisciplinar, submetendo a textos que promovem uma "enxertia" da saúde, da espiritualidade e educação.

"O cuidar, pois, parece ser um refinamento e um dos própositos da vida, mas que só poderia ser entendido nesse sentido se considerarmos por uma perspectiva de transcendência ou de um projeto do seu Criador". 
Franklin Santana Santos & Dora Incontri - "A Arte de Cuidar", cap. 1.

No final de setembro, durante o 1º Simpósio Internacional a tratar da Relação Mente-Cérebro", que também foi co-organizado pelo professor Franklin Santana Santos, conseguimos conversar com Franklin Santana Santos sobre este lançamento e sobre o Simpósio da Relação Mente-Cérebro.

Franklin Santana Santos - A Arte de Cuidar - Setembro-2010


 

 


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

topo