Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>    2º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade - como foi

 


08/05/2010

 

Um sucesso o 2º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade

Realizado em Londres no início de novembro, o evento reuniu 217 participantes oriundos do Reino Unido, do Brasil e de mais quatro países da Europa

 


Vista geral do público presente

Medicina e Espiritualidade mais uma vez foi o tema abordado nos diversos eventos ocorridos na Europa entre outubro e novembro deste ano, promovidos pela Associação Médico-Espírita Internacional, em parceria com entidades locais. França, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Suíça e Portugal receberam em torno de 2 mil participantes que se reuniram na busca de um novo paradigma para a Medicina, incorporando mente, corpo e espírito.

Em Londres, a British Union of Spiritist Societies – BUSS e a Associação Médico-Espírita Internacional promoveram nos dias 7 e 8 de novembro de 2009 o 2º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade.

O evento ocorreu na Stratford Old Town Hall Londres e contou com a participação de 217 inscritos, dentre os quais havia delegações de Brasil, Dinamarca, Irlanda, Suíça e Suécia (fotos).

O evento reuniu médicos brasileiros e britânicos de diversas especialidades, bem como psiquiatras, para discutir, entre outros pontos, a contribuição do paradigma médico-espírita; os modelos de integração da Espiritualidade na Medicina; depressão, transtorno bipolar e perturbações espirituais; a realidade espiritual na psicoterapia; e as experiências espirituais e as relações mente-corpo.


Conferencistas recebendo um lembrança de prata com a logo do Congresso



Música de Villa Lobos presente na abertura musical do segundo dia

Entre os conferencistas brasileiros estavam a Dra. Marlene Nobre, ginecologista e presidente da Associação Médico-Espírita Internacional e da Associação Médico-Espírita do Brasil, e os doutores Júlio Peres, Sérgio Lopes, Alexandre Moreira Almeida, Sérgio Felipe de Oliveira e Fábio Nasri.

Os conferencistas não-brasileiros foram o Dr. Alan Sanderson, o Dr. Peter Fenwick e o Dr. Andrew Powell, membros do Royal College of Psychiatrists.

A abertura do evento no dia 7, sábado, ficou a cargo do músico britânico Tim Wheater, compositor premiado, flautista, vocalista, que a todos emocionou com sua flauta.

A referida apresentação pode ser vista clicando-se aqui

No domingo, 8 de novembro, a abertura musical ficou por conta de Diego Carneiro e Carla Ruaro, que embalaram a todos com belíssima composição de Villa Lobos, homenageando os 50 anos de sua morte.


Tim Wheater e sua assistente Lúcia

Muitos moribundos veem parentes esperando ou chamando-os

As seguintes conferências foram apresentadas nos dois dias de evento:

  • Spiritual Reality in Psychotherapy: Dr. Andrew Powell, Oxford - UK
  • Spiritual experiences and the Mind-Body Relationship: Dr. Alexandre Moreira Almeida, Juiz de Fora - Brasil
  • Doctor and Patient Explore the Spirit Realm: Dr. Alan Sanderson, Londres - UK
  • Comfort for the Dying: Peter Fenwick, Londres - UK
  • Contributions of the Medical-Spiritist Paradigm: Dra. Marlene Nobre, São Paulo - Brasil
  • Ectoplasm and Mitochondria: a Hypothesis on the Molecular Functions of the divided Electron: Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, São Paulo - Brasil
  • Models of Integration of Spirituality in Medicine - The Brazilian Experience: Dr. Sergio Lopes, Pelotas – Brasil e Dr. Fabio Nasri, São Paulo – Brasil
  • René Descartes and the Pineal Gland - Science and Myth: Dr. Sergio Felipe de Oliveira, São Paulo - Brasil
  • Depression, Bipolar Disorder and Spiritual Disturbances: Dr. Sergio Lopes, Pelotas - Brasil
  • Neuroscience of Mediumship - A Neuroimaging Study with Brazilian Writing Mediums: Dr. Julio Peres, São Paulo – Brasil
  • Dementia and Spirituality: Dr. Fabio Nasri, São Paulo - Brasil
  • Patient Profile and outcome in Memory Regression Therapy: Dr. Julio Peres, SP – Brasil.

 


Diego Carneiro e Carla Ruaro

Dentre tantos temas fascinantes, muitas informações importantes foram divulgadas assim como algumas curiosidades, dentre elas:

1) Dr. Peter Fenwick realiza pesquisa com pacientes que estão morrendo e diz que muitos têm visões sobre túneis, pontes, ou uma porta. Informou também que muitos veem parentes esperando ou os chamando. Exemplificou com um caso em que um parente tinha morrido, mas a pessoa doente terminal no hospital não sabia. Mesmo assim o paciente sabia, pois relatou ter visto essa pessoa ao lado de outros parentes que tinham desencarnado.

2) Psicologista clínico, Dr. Júlio Peres decidiu usar a tecnologia médica mais avançada para explorar as mudanças que acontecem nos cérebros dos médiums enquanto eles recebiam comunicações dos Espíritos. Ele levou 10 médiuns para os Estados Unidos a fim de os submeter ao exame de “Neuroimaging” no Hospital da Universidade da Pensilvânia. Esse hospital tem um novo centro para Espiritualidade e a mente. Maiores informações no site www.paranormalreview.com


Conferencistas do evento


O ser humano tem uma natureza espiritual que precisa ser reconhecida

Durante o horário de almoço e os intervalos os participantes aproveitavam para visitar a feira de livros, assim como trocar experiências e contatos. Foram também concorridos os momentos de perguntas e respostas ao final de cada dia.

Além das brilhantes conferências, o sucesso do evento deveu-se também ao trabalho dedicado e amoroso de mais de 50 voluntários que, com sorriso no rosto, trabalharam com afinco para que tudo corresse normalmente.

Roy Stemman, da Paranormal Review Magazine-UK, escreveu um artigo sobre o evento, destacando dentre outras coisas que a psicografia quase desapareceu na Europa, mas ainda é muito evidente no Brasil.

Cada participante recebeu um certificado assinado pessoalmente pela Dra. Marlene Nobre e pelo Dr. Andrew Powell.

Apesar da diversidade dos palestrantes, a mensagem final concentrou-se numa mesma tônica: o ser humano tem uma natureza espiritual que precisa ser reconhecida e tratada adequadamente para que se obtenha saúde integral, ou seja, completo bem-estar físico, mental e espiritual.


Equipe de voluntários


Elsa Rossi, organizadora geral do Congresso, e Christopher Kinghorn, mestre de cerimônia



Fonte: http://www.oconsolador.com.br/ano3/135/especial2.html


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

topo