Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>    História do Cristianismo


08/05/2010

 

 

A luz e o vôo da coruja

Jornal do Brasil - 31/10/2009 - Por Affonso C Thomaz Pereira

Que o cristianismo é uma luz que se espraia por todos os ambientes da cultura ocidental – e, por oposição, da cultural oriental também – não há dúvida. Mesmo para dissidentes, agnósticos e ateus convictos, não há muita escapatória para a verificação de uma estrutura mental, social, estética e espiritual com a qual interagimos compulsoriamente. A dúvida que se mantém ao longo dos tempos envolve a crítica, a evidência e o reconhecimento formal ou material da presença do cristianismo como elemento de compreensão do mundo atual.

Pergunta que talvez não seja de uma vez por todas esclarecida antes que a coruja levante voo. O livro organizado pelo historiador Alain Corbain, História do cristianismo: para compreender melhor nosso tempo (WMF Martins Fontes Paulista, 480 pp., R$ 75), vem contribuir para a reflexão acerca do imenso tema.

São 56 autores que colaboram em 81 capítulos-verbetes, divididos em 17 capítulos nas quatro partes do livro. Organizado como um dicionário temático, obedece a uma ordem cronológica desde nascimento e vida de Jesus Cristo, passando pelas comunidades cristãs da Palestina, pela ascensão durante o Império Romano, pelo diálogo com os povos germanos, pelas reformas da era moderna chegando até o missionarismo dos anos 60 na África e conclui com um desafio da pluralidade ecumênica contemporânea.

 


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

topo