Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>    1º Simpósio de Filosofia Espírita - como foi


07/03/2010

 

O Instituto Espírita de Estudos Filosóficos realizou nos dias 11 e 12 de Outubro o I Simpósio de Filosofia Espírita.

O evento foi organizado em parceira com o Centro Espírita Nosso Lar, Casas André Luis, onde o IEEF ministra também cursos de filosofia.


Foram dois dias de reflexão, de aprendizado, mas acima de tudo de festa e confraternização. Muitas emoções envolveram a todos, e um contentamento indefinível arrebatou o coração dos participantes e palestrantes. Num espaço muito iluminado e confortável, o evento contou ainda com apresentações em vários momentos, stands de livros de filosofia da Editora Commenius e da Editora Mundo Maior, compondo assim um ambiente agradável de arte e cultura.

O tema do Simpósio foi “O Papel da Filosofia na Educação do Espírito”, com o objetivo de exaltar a importância do aspecto filosófico na formação da consciência espírita, além de trazer à luz as raízes filosóficas do Espiritismo. O evento foi ainda uma forma de promover e divulgar o estudo da filosofia, colocá-la ao alcance de todos, de modo a permitir uma visão racional do Evangelho.

Palestrantes com formação em filosofia discorreram sobre variadas questões, que despertaram muito interesse e suscitaram muitas perguntas por parte do auditório, a ponto de não ser suficiente o tempo para responder a todos questionamentos.

A palestra de abertura foi dada pelo professor Silvio S. Chibeni, professor da Unicamp, que discorreu sobre o tema: Por que Espiritismo é filosofia? Iniciou sua abordagem falando sobre os três aspectos correlatos do Espiritismo, fundamentando o aspecto filosófico a partir de extratos da Codificação, em uma abordagem clara e didática. Em seguida, Astrid Sayegh discorreu sobre o tema O conceito de Deus e suas implicações éticas, demonstrando o quanto a filosofia em O Livro dos Espíritos, articulada de forma lógica, fundamenta racionalmente as palavras de Jesus. Demonstrou, em uma concepção liberta e racional, como nas leis da criação estão contidas as leis da ética espírita.

Dora Incontri, com o entusiasmo contagiante que a caracteriza, abordou o tema central, O Papel da Filosofia na Educação do Espírito, onde abordou propostas didáticas para o ensino da filosofia, e a importância do seu ensino para crianças. O professor Franklin Leopoldo e Silva, da Usp, ponderou sobre A Função da Filosofia na Sociedade Pòs-Moderna, particularmente no que tange ao conhecimento de si mesmo, em uma sociedade que reifica os valores éticos. O professor Andre Bordini, com o tema Sócrates e Platão, precursores do Espiritismo, articulou o percurso da história da filosofia, na qual Sócrates e Platão inauguraram o pensamento metafísico, chegando até as questões existenciais que assolam a humanidade hoje. E para encerrar, Heloisa Pires, após exaltação aos 30 anos de saudades de Herculano Pires, discorreu sobre O Existencialismo Espírita, particularmente no que se refere à relação corpo-espírito. Ao final, constituiu-se uma mesa redonda com os palestrantes presentes, fazendo um painel conclusivo sobre o temário do evento.

Números de arte alternaram com as palestras, tendo como abertura a apresentação da Camerata Violonística Associação Cultural São Paulo, fundada pelo Prof. Manoel Pelicas São Marcos, autor de livros que compõem os cursos sistematizados do IEEF. O tenor Gilberto Chaves, acompanhado ao piano, abriu a manhã de domingo com lindas canções que a todos enterneceram. E no início da tarde, Paula Zamp trouxe um show comovente, em evidente expressão da espiritualidade.

O evento contou com 313 inscritos em confortável auditório do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Entre os participantes, o evento teve a presença também de visitantes do interior de São Paulo: Valinhos, Taboão da Serra, São Vicente, São José dos Campos, São Caetano do Sul, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Preto, Rio Claro, Mogi Guaçu, Mogi das Cruzes, Mairiporã, Jacareí, Itu, Itupeva, Guarulhos, Franca, Campinas, Barueri, Atibaia, assim como de outros estados: Abaetetuba (PA), Rio de Janeiro e Rondônia.

Que o Instituto Espírita de Estudos Filosóficos possa dar prosseguimento a inúmeros Simpósios, no sentido de poder estender a tantos quanto possível oportunidades de confraternização e de reflexão filosófica, assim como altear e divulgar a cultura espírita.

Fonte: http://www.ieef.com.br/eventos.asp

 


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

topo