Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>   6º Forum Regional Anti-Drogas foi um grande sucesso


26/06/2009

 

6º. FORUM REGIONAL ANTIDROGAS FOI UM GRANDE SUCESSO

 

A Casa do Caminho Ave Cristo, promoveu o grande evento na manhã desta sexta-feira 26/6, contabilizando 530 participantes em sua bela sede urbana no Bairro Colinas, em Birigui. A entidade é especializada no trabalho de recuperação de dependentes químicos em sua sede rural que fica na Rodovia Gabriel Melhado entre as cidades de Birigui e Bilac.

A abertura se deu pelo presidente da casa, Dr. Vilson Disposti. A mesa contou com a participação de várias autoridades de Birigui e região. O Dr. Sérgio Irikura, médico que milita na instituição, usou da palavra ressaltando a importância do evento. Em seguida falaram os experientes e conhecidos oradores Dr. Luiz Carlos Barros Costa, da cidade de Jales, SP, abordando o tema A Transformação Psicológica do Professor em Mestre e Dr. Izaias Claro que reside em Osvaldo Cruz e atua como promotor em Marília, SP, falando sobre A Pedagogia do Amor. Ambos foram emoção total a sensibilizar o seleto público que participou do importante Fórum cuja realização coincidiu com o Dia Internacional de Ações Antidrogas.

Após o lanche foi a vez do terceiro orador/cantor Plínio Oliveira trazer sua mensagem cheia de emoção ao público e fechando com Chave de Ouro a pauta do conclave. O tema de Plínio foi A Música na Educação dos Sentimentos.

No período noturno e no mesmo local Plínio Oliveira voltaria a encantar o público em mais uma brilhante apresentação. O cerimonial do Fórum foi dirigido por Fábio Ramos.


CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
Fundado em 1991

CENTRO DE REABILITAÇÃO

OBJETIVOS
ESTRUTURA FÍSICA
COMO É O TRATAMENTO
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
INTERNAÇÕES
VISITAS DOS FAMILIARES
GERAÇÃO DE RENDA
DOAÇÕES
CENTRO DE REABILITAÇÃ0 AVE CRISTO:

A Ave Cristo oferece desde 1.991, aos dependentes químicos, um Programa Terapêutico, em sistema de internação, pelo período de nove meses. O tratamento conduzido por equipe técnica especializada, emprega os recursos da Neurologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Acupuntura e especialmente as Psicoterapias Espíritas, tendo estas, por objetivo a função de despertar sentimentos de espiritualidade e desenvolver a compreensão da importância da existência do ser, em sua dualidade física e espiritual.

OBJETIVOS:

Oferecer um Programa de Reabilitação aos dependentes de drogas, propondo-lhes um Projeto de Vida, para que abandonem a conduta tipicamente suicida, que significa o consumo de substâncias entorpecentes. Através da promoção das aptidões pessoais e a conscientização dos valores humanos e espirituais, que permitem a adesão à vida em sua plenitude.

ESTRUTURA FÍSICA:

O Centro de Reabilitação Ave Cristo, está localizado na zona rural de Birigui-SP, Rodovia SP-461, numa área de 50.000 M2. As edificações são simples e confortáveis. Construídas em módulos guarnecidos por extensas varandas, que se distendem por verdejante colina, permeados de densa vegetação, formada de palmeiras, árvores, fontes e jardins.

Oferecendo abrigo a trinta jovens, para o tratamento em sistema de residência, conta com oito apartamentos, com capacidade para quatro pessoas por unidade.

O Centro dispõe de Auditório, Salas de Psicoterapias, Sala de TV e Vídeo, Refeitório e Cozinha.

COMO É O TRATAMENTO:

Pensar que o tratamento da dependência de drogas é algo simples e rápido é encarar o problema com ingenuidade, como adverte o Doutor Eduardo Kalina, médico psiquiatra argentino.

Conheça a seguir os princípios e a metodologia adotados pelo Programa Terapêutico do Centro de Reabilitação Ave Cristo:

1. Não existe um tratamento padrão. Pelo que, buscamos identificar em cada paciente a causa que o levou e o mantêm na dependência de drogas.

2. O tratamento não é rápido. Precisamos de um período de seis a nove meses, para que o paciente se submeta a cada fase da terapia e realize a aprendizagem, que lhe seja capaz de gerar a “reforma íntima”.

3. Para tanto, a terapia precisa contar com a aceitação do paciente.

4. A internação somente será possível, após a Entrevista Avaliativa, cujos objetivos é avaliar o grau de dependência do paciente, espécie de droga consumida e especialmente levar ao seu conhecimento o detalhamento do programa proposto.

5. O tratamento somente será iniciado com a clara aceitação do paciente ao programa.

6. A metodologia adotada pelo Centro de Reabilitação Ave Cristo, reúne os conhecimentos científicos da Neurologia, Psicologia e Acupuntura. Empregando ainda os recursos das Psicoterapias Espíritas, visando tratar o paciente em sua totalidade física e espiritual.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Nossa equipe multidisciplinar é dirigida pelo doutor SÉRGIO IRIKURA, médico neurologista e doutora Maria Omildes Bottine, psicóloga, ambos especializados no tratamento da dependência de drogas.

A equipe é integrada também por fisioterapeutas, especializados em acupuntura; instrutores e expositores, responsáveis pelas atividades que despertam os sentimentos de espiritualidade; preparadores físicos para as atividades esportivas; agentes sociais; coordenador das atividades gerais do Centro de Reabilitação e importantes voluntários que auxiliam todas as atividades de nossa organização.

INTERNAÇÃO

Procedimentos de Ingresso:

A Entrevista Avaliativa - sua realização é indispensável, podendo ser solicitada pelo telefax 18-36445090 ou e.mail contato@avecristo.com.br

Local da Entrevista: Centro de Promoção Humana Ave Cristo - Rua Ave Cristo, 600, Colinas Park, Birigui-SP, Cep 16.207.015.

Dia da entrevista - o paciente deverá estar acompanhado de um familiar que tenha disponibilidade de acompanhar todas as fases do tratamento.

A internação depende da realização de exames médicos e do atendimento das instruções, os quais são recomendados na entrevista inicial.

Dia da internação – Será agendado após o atendimento das recomendações acima e a disponibilidade de vaga.
VISITA DOS FAMILIARES

O Dia de Visita ocorre no terceiro domingo de cada mês.

Somente serão admitidos na visita, os familiares indicados previamente pelo paciente, os quais serão cadastrados para a emissão do “cartão de visita”.

No Dia da Visita, os familiares serão recebidos às 13h00 no Centro de Promoção Humana Ave Cristo, onde receberão orientações e treinamentos especiais, para proporcionar ao paciente internado eficiente e seguro apoio.
As 14h00, os familiares que participaram da reunião preliminar serão recebidos no Centro de Reabilitação Ave Cristo, para a seqüência dos objetivos terapêuticos desse encontro familiar.

As 17h30 a visitação será encerrada.

GERAÇÃO DE RENDA:

Alimento Solidário!

Para auxiliar o custeio do Programa Terapêutico e dos demais projetos sociais e assistências, a entidade produz panetones, chocottones e colombas pascais. Processa ainda, amendoins crocantes e castanhas de caju. São produtos de excelente qualidade, que vem sendo adquiridos pela comunidade regional, à qual devemos a manutenção de nossos programas.

Ajude você também a divulgar ou comercializar os alimentos solidários .

DOAÇÕES:

Se desejar, você pode contribuir com essa causa, que necessita ser de todos, doando gêneros alimentícios, material de limpeza e higiene ou dinheiro à Casa do Caminho Ave Cristo, faça contato através do Telefax 18-36445090 – contato@avecristo.com.br

Casa do Caminho Ave Cristo -

http://www.avecristo.com.br/avecristo/site/centro_rural/centro_rural.asp

 


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

topo