Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>   Teólogo jesuíta norte-americano proibido de dar aulas e publicar livros


04/04/2009

 

Teólogo jesuíta norte-americano proibido de dar aulas e publicar livros

O Vaticano proibiu o teólogo jesuíta norte-americano Roger Haight de dar aulas em qualquer escola e de publicar livros, por considerar que a sua obra "Jesus: Símbolo de Deus" tem graves erros doutrinais contra a fé.

A interdição foi dada pela Congregação para a Doutrina da Fé na Primavera de 2008 mas só agora foi tornada pública através da agência católica italiana Adista, que adiantou que, há quatro anos, Haight foi proibido de dar aulas nos centros católicos.

No livro, o teólogo jesuíta, de 72 anos, retrata as relações entre religiões cristãs e não cristãs.

Uma comissão de jesuítas já está a estudar o caso, uma vez que Roger Haight se mostrou disponível para clarificar a sua posição.

Em "Jesus: Símbolo de Deus", o teólogo norte-americano defende que "não se pode continuar a afirmar, segundo a moderna consciência pluralista, que o cristianismo é uma religião superior ou que Cristo é o centro do plano salvador de Deus".

 

Sobre o livro:

O cristianismo, no século XXI, deverá enfrentar problemas e questões que irão produzir novas compreensões e padrões de comportamento, ao mesmo tempo em que há de permanecer fiel à sua revelação original e à tradição estabelecida. O símbolo dos fatores culturais dessas mudanças é a pós-modernidade. Convencido disso, Roger Haight resume em sua obra as questões que a exegese bíblica e a teologia se colocam a respeito de Jesus e oferece uma resposta metodologicamente coerente.

Depois de fazer uma leitura das fontes bíblicas, reformula profundamente as idéias da Tradição, para considerar Jesus não mais sacramento, mas "símbolo de Deus". Sua cristologia traz uma proposta consistente de formulação atual da fé na divindade de Jesus e no mistério da Trindade, além de um aprofundamento do diálogo com a pós-modernidade, especialmente no que diz respeito ao pluralismo religioso que a caracteriza.Um texto esclarecedor, altamente recomendado para o amadurecimento da reflexão teológica.



>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

topo