Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>   O Amigo Imaginário - lançamento


22/08/2008

 

Foi viajar e nem me levou?

Lançada pelo selo Toquinha, da Toca Disc, a obra "O Amigo Imaginário", de Alessandra Bourdot, apresenta de forma lúdica a questão da perda aos pequenos leitores

Lançado pelo selo Toquinha, da Toca Disc, a obra "O Amigo Imaginário", de Alessandra Bourdot, trabalha com os pequenos leitores a questão da perda e os sentimentos que a cerceiam. Pais e educadores podem se valer da história de Pedro – um garoto de oito anos, que após ouvir de sua mãe "Seu irmão foi viajar" se deparou com situações inesperadas – para falar de saudade, tristeza e amor com as crianças.

Em tempos modernos, as explicações fantásticas como "Seu avô virou estrela. Aquela mais brilhante do céu" ou "Você nasceu de um broto de feijão" para as conhecidas questões delicadas já não surtem efeito. Os meios de comunicação deixaram de distinguir suas temáticas e inevitavelmente a criança terá contato com a verdade. Embora a verdade em si seja benéfica, é certo que esta apresentação precisa ser direcionada.

Para tanto, a obra apresenta a questão com uma narrativa repleta de ludicidade. Após a 'viagem' de Carlinhos, seu irmão, Pedro passa por um período de rejeição e revolta, mas quando torna a encontrá-lo, como um amigo imaginário, e é ele lhe explica o que realmente aconteceu. Dessa forma, a aceitação acontece com naturalidade e abre espaço para que o amor, sentimento que desencadeou a dor da perda, permaneça.

Mas a autora também sabe que criança sem resposta é sinônimo de outra pergunta, tanto quanto que são estas mesmas perguntas as responsáveis pela formação de um indivíduo crítico e criativo. A partir disto, Alessandra Bourdot, apresenta algumas explicações para algumas dúvidas recorrentes como "Para onde vamos?", "Existe céu e inferno?", "O que é morrer?", "Nós nunca mais o encontraremos?".

Contudo, o viés apresentado não se propõe a levar uma verdade e sim a levantar às crianças possibilidades e proporcionar aos pais e educadores uma forma de abordagem. Para completar a construção do enredo, as ilustrações de Jack Mast são mais uma ferramenta de trabalho com o imaginário infantil, por meio da linguagem artística.

 

RESUMO

Dados Técnicos:

Título: O Amigo Imaginário
Autor: Alessandra Bourdot
Gênero: Infantil
Número de Páginas: 36
Ilustrações: Jack Mast
Ano de edição: 2008
Dimensão: 26x21cm
ISBN: 978-85-907878-0-8
Editora: Toca Disc / Toquinha

Pais e educadores podem se valer da história de Pedro para falar de perda, saudade, tristeza e amor com as crianças. Ao ouvir de sua mãe “Seu irmão foi viajar”, Pedro se depara com uma realidade inesperada. Por que isso acontece? Para onde vamos depois? Perguntas que intrigam qualquer adulto são ainda mais difíceis de explicar para um garoto de oito anos. Mas ninguém contava com a ajuda de um amigo muito especial. Imaginário? As crianças decidem.




>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo