Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>   E a "Caça as Bruxas" está de volta...


06/06/2008

 

by Ariadne Duvessa

 

O vídeo abaixo é uma reportagem do "The Guardian ", na qual são relatadas atrocidades fomentadas por pastores evangélicos nigerianos, que criaram uma nova "caça às bruxas", tendo, dessa vez, como alvo, as crianças de seu país.

É chocante. O vídeo relata casos de crianças recebendo todo tipo de tortura: surras, envenenamentos, ferimentos e abandono. Algumas foram mortas, enterradas vivas e afogadas.

Trata-se, infelizmente, de um registro vivo e contemporâneo de que a Inquisição não acabou, mas simplesmente mudou de face. E, como sempre, na falta de inimigos reais, eles são escolhidos entre aqueles que têm menos condições de se defender.

No fundo, tudo isso não passa de uma grande covardia. Covardia e histeria criada por pessoas que, em nome de uma divindade e uma religiosidade questionáveis, disseminam o medo e o preconceito.

O mais triste é vermos que isso tudo se dá por questões meramente econômicas. Quem inventa a doença depois vende a cura para ela. Quando vemos os nigerianos dizendo que, com dinheiro, os pastores livrariam suas crianças dos supostos feitiços que as vitimam, penso em até que ponto essa realidade é tão diferente da nossa, aqui no Brasil. Respeitadas as proporções, será que estamos tão diferentes deles?

Revoltante, desconfortante e sem mais palavras...



>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo