Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>   A Sonata Mediúnica de Mozart


31/01/2008

A Sonata Mediúnica de Mozart

Pela Primeira vez, em 147 anos, a sonata mediúnica de Mozart

No ano em que se comemora 250 anos do nascimento de Wolfgang Mozart, a Assessoria de Comunicação Social da FEB torna público o fragmento de sonata ditado pelo Espírito Mozart ao médium Bryon D´Orgeval em 1859. Na reunião do dia 8 de abril de 1859 da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a música mediúnica foi tocada pela Srta. de Davans, ex-aluna de Chopin. Os dois compositores - Mozart e Chopin - foram evocados por Kardec na ocasião e deram provas de sua identidade: o esfuziante Mozart e o melancólico Chopin conversaram com o Codificador do Espiritismo.

No dia 9 de outubro de 1861, diversos livros espíritas foram queimados no episódio conhecido como "Auto-de-Fé de Barcelona". Entre eles, cópias dos livros de Kardec e do fragmento de sonata de Mozart. Desde o século 19, não mais se falou n a peça nem se teve notícias de que ela teria sido executada. Em 2004, o fragmento de sonata foi encontrado em uma Biblioteca de Londres e enviado para a FEB.

Com a ajuda de um software de edição de partituras, o engenheiro Alexandre Zaghetto recuperou a música. No portal da FEB (www.febnet.org.br ) ouça, pela primeira vez neste século, a música mediúnica do genial Mozart. Também estão disponíveis no portal da FEB as comunicações de Chopin e de Mozart publicadas na Revista Espírita, edições de 1858 e 1859.

site do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - http://www.ceerj.org.br/index.php?Itemid=64&id=65&option=com_content&task=view


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo