Espirituialidades e Sociedade



Notícias :

>     Aniversário do Centro Espírita Verdade e Luz de Rio Claro


17/09/2007

No ano de 1930, um grupo de espíritas pertencentes ao Centro Espírita Fé e Caridade [1], ao sentir o grave problema do viajor pobre que chegava a Rio Claro, com destino a outras localidades como Analândia, Corumbataí, São Pedro, Piracicaba, e não tendo mais naquele dia trens ou ônibus para continuar sua viagem, e por não terem o dinheiro suficiente para pernoitar numa pensão, dormiam com suas famílias, mulheres, crianças, nos bancos e mesmo no chão da estação ferroviária da Companhia Paulista (hoje Fepasa), expostos ao mau tempo e ao frio, esperando a próxima condução no outro dia.

Foi então que o grupo liderado por Policarpo Guilherme, Ignácio Siqueira e outros resolveram procurar um lugar para socorrer essas pessoas necessitadas. Inicialmente, desejavam instalar junto ao centro espírita, mas, por falta de espaço procuraram outros meios, sem perguntar se era ou não da responsabilidade dos poderes públicos a solução do problema social.

Policarpo Guilherme, simples funcionário das oficinas da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, resolveu instalar um albergue noturno, num terreno com uma casa velha de sua propriedade na av. 2 nº.745, iniciando assim o atendimento material aos viajores pobres e pessoas carentes necessitadas com alimentação, pouso, banho, roupas, e principalmente orientação espiritual.

Como o movimento era intenso e exigia uma estrutura jurídica, a 10 de setembro de 1934, fundaram o Centro Espírita Verdade e Luz no prédio da avenida 2, nº. 745.

Em 1945, sobre a presidência do dr. Jose Martins da Silva e grande numero de espíritas, ampliaram o prédio construindo dois pavimentos para dar mais comodidade ao atendimento as pessoas carentes.

Com a evolução social e suas conseqüências (o desemprego, exodo rural, migração), o atual Albergue Noturno tornou-se pequeno para um atendimento integral que pudésse dar oportunidades de reabilitaçao ao migrante e carente, procurando tirá-los da mendicância com mulheres e crianças pelas ruas da cidade.

Por ser uma obra prioritária e urgente, a atual diretoria iniciou a construção da Casa Transitória na avenida 5, nº. 1415, que muito veio beneficiar a cidade de Rio Claro e região no setor assistencial.

A area construida, tem dormitórios masculinos, femininos e infantis, refeitórios, cozinha, secretaria, portaria, sala de reuniões, sala para estudos, sala para reuniões espirituais, salão para palestras, sala de diretoria, banheiros, sendo uma área coberta de 745 m2 e a área do terreno de 1.230 m2.

Temos certeza, absoluta, de que Policarpo Guilherme entendeu perfeitamente a recomendaçao de Jesus exarados no Evangelho de Mateus:

“Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes."
Mateus, 25:35-45

Por esse entendimento, ele foi capaz de construir o Centro Espírita Verdade e Luz destemidamente, numa época em que a prática espírita era realizada apenas por pessoas de garra, de fibra e de coragem que não temiam nem mesmo as ações violentas das próprias polícias que atendiam as pressões da religião católica, chamada “oficial”, para coibir o avanço do espiritismo na cidade de Rio Claro.

Policarpo Guilherme não fez uma instituiçao espírita que sabe apenas ser teórica, mas pautada na assistência social, com diversos departamentos e estruturas de verdadeiro “amor e de caridade aplicada”.

Sem esquecer todos os trabalhadores da primeira hora, suas lutas e dificuldades primeiras, endereçamos-lhes a gratidão pela estrutura dessa casa, que visa exclusivamente a caridade.

Queremos registrar também nosso pleito de gratidão a todos os trabalhadores encarnados e desencarnados, do passado e do presente. No decorrer destes 73 anos de trabalho, quantas criaturas foram aqui atendidas, quantos espíritos não foram esclarecidos, quantas feridas cicatrizadas, quantas esperanças não se tornou realidade, quantas caridades recebidas...

Ao longo destes 73 anos o Centro Espírita Verdade e Luz[2], tem orientado e auxiliado a muitos, a tornar mais leves as suas caminhadas. Essa casa tem oferecido o pão que alimenta o corpo e, as palavras consoladoras que preenchem o espírito sedento de amor e fraternidade. Os anos passaram, mudanças aconteceram, novas oportunidades, muito trabalho desses pioneiros até a diretoria atual, onde nos sentimos abrigados e felizes. Hoje já somos um grupo considerável de trabalhadores, unidos com um só ideal: a caridade.

Senhor Jesus, queridos mentores espirituais, todos nós freqüentadores e trabalhadores desta casa espírita, agradecemos a oportunidade que nos foi dada, ensinando-nos a perceber, no espelho da verdade, tudo aquilo que nos é imprescindível para a conquista da felicidade...

Aqui encontramos o conhecimento, aqui desfrutamos de paz, agasalhados que nos sentimos nos braços protetores de nossos amigos espirituais.

Que esta instituição continue a ser como frondosa árvore, a agasalhar todos os peregrinos aflitos que necessitam de alimento e agasalho para o corpo, proteção e consolo para suas almas.

João Paoleschi
Presidente
_______________
________________________________________

 

[1] - Fundado em 05/agosto/1907

[2] - Centro Espírita Verdade e Luz, Avenida 5, 1415 - Jardim Claret, Rio Claro. CEP 13503-360. Telefone: (19) 3526-7289

Assistência Espiritual:
Departamento Assistencial “Policarpo Guilherme”
Núcleo Abrigo Emergencial Casa Transitória Verdade e Luz
Núcleo Serviço Social do Migrante
Núcleo População de Rua
Núcleo Família
Núcleo Geração de Renda

Programação Semanal:
Segunda feira - 20h: Estudo do livro “Nosso Lar” – André Luiz
Terça feira - 20h: Estudo do livro “Entre o Céu e a Terra” – André Luiz
Quinta feira - 20h: Teoria e prática do passe

Fonte: Boletim GEAE - Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Ano 15 Número 529 2007
15 de Setembro de 2007


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo