Espirituialidades e Sociedade



Notícias :

>    Medinesp 2007


08/06/2007

 

Abertura do Medinesp 2007 - 150 anos em busca da integração Corpo-Mente-Espírito

 

Estivemos na abertura do Medinesp 2007, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia 07 de junho de 2007. O tema básico do evento este ano era "150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito"

Na abertura do evento foi passado um Dvd com imagens de Chico Xavier e ao fundo era proferida a "Prece do Servidor", de Emmanuel.

A Dra. Marlene Nobre, Presidente da AME Brasil, abriu o evento com algumas palavras realçando a importância da razão e do sentimento para se contraporem a violência do mundo atual. Ela realçou a importância das "minorias criativas" e da integração corpo-mente-espírito e terminou conclamando a necessidade imperiosa da paz na ciência e na espiritualidade. Durante o evento ela estará lançando o seu novo livro "O Dom da Mediunidade".


Dra. Marlene Nobre proferindo a palestra de abertura do evento

 

A principal palestra de abertura do evento era do Dr. Melvin Morse. Ele é médico, atualmente mora na região metropolitana de Washington, mas até o final de 2006 morou em Seattle, onde mantinha sua clínica particular e lecionava na Universidade de Washington. Suas áreas de pesquisa incluem leucemia e tumores cerebrais, tendo fundado o Centro de Cuidados Pediátricos Transitórios, uma clínica para crianças expostas à cocaína na fase pré-natal. Em 2005 fundou uma clínica para diagnóstico e tratamento de autismo. Vinte anos atrás foi o primeiro pesquisador a estudar casos de Experiência de Quase Morte (EQM) em crianças. É autor de vários livros, dentre eles os bestsellers Mais Próximo da Luz (traduzido para 19 línguas em 38 países), Transformados pela Luz, Visões de Despedida e Onde Mora Deus, e artigos científicos que têm dado origem a muitos documentários e entrevistas na mídia.
Website: www.melvinmorse.com.


Dr. Melvin More

 

Ele falou muito dos cuidados metodológicos que tem ao fazer seus levantamentos e pesquisas sobre as experiencias de quase-morte em crianças e da necessidade de construção de um novo paradigma científico para que possamos utilizar os dados empíritos concretos que já existem sobre a relação com a espiritualidade. Segundo ele, não é mais tanto necessário novos casos para provar as realidades espirituais e sim uma teoria para explicar como se dá esta comunicação com as "realidades espirituais". Segundo ele não há paradigma para compreender estas experiências espirituais, o que dificulda muito a comunicação e o diálogo com a comunidade científica tradicional.

O tema da palestra era "Onde Deus mora: Áreas do cérebro como interface biológica com um universo interconectado". Sua pesquisa foca a relação entre a nossa "Base neurológica" e as "Realidades Espirituais", esta relação seria o canal que possibilita o transmitir e o receber informação. Mais precisamente esta "base neurológica", a interface com estas "realidades espirituais" estão concentradas no lobo temporal direito e nas estruturas límbicas associadas, estas seriam como a interface com o universo interconectado.

Ele ainda relatou que trabalha com um grupo multidisciplinar de médicos e outros cientistas que pesquisam principalmente os casos de quase-morte, afirmando com ênfase que as experiências espirituais não podem ser explicadas como alucinação. Este grupo de estudo e pesquisa foca principalmente as bases neurológicas da percepção; segundo ele, a visão remota da realidade já é algo provado, a questão é a interpretação disso. Afirmou, por fim, que é cientifícamente possível especular sobre a vida pós-morte, mas a necessária mudança de paradigma ainda demorará de 20 a 30 anos, segundo acredita.

A seguir houve curta palestra da Dra. Marlene Nobre, em que abordou os 150 anos do Espiritismo, apresentando como marco o lançamento do "O Livro dos Espíritos", em abril de 1857. Analisou a importância da evolução da relação cérebro-mente-espírito.



A mesa do Evento Medinesp 2007 na abertura do evento, com a Dra. Marlene surpresa


Na seqüência o Dr. Erlendur Haraldsson, que apresentou seus estudos sobre as crianças que falam de vidas anteriores. Mostrou estudo empírico amplo sobre casos de crianças que afirmam lembrar de uma existência anterior. Apresentou detalhada metodologia de pesquisa e uma série de casos pesquisados, do Sri Lanka ao Líbado.




Por fim, a manhã de abertura do evento terminou com a palestra do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira.

O tema central correu em volta da integração Mente-Corpo-Espírito e a interação consciência/corpo. Apresentou ainda recentes estudos sobre a glándula pineal.


Dr. Sérgio Felipe de Oliveira


>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

 

topo