Espirituialidades e Sociedade



Notícias :

>   Igreja universal do Reino de Deus



10/04/2007

 

Igreja universal do Reino de Deus
Jean-Pierre Dozon
Andre Corten
Ari Pedro Oro
Editora: PAULINAS - LIVROS

 

Esta obra apresenta ensaios sobre a Igreja Universal do Reino de Deus, o mais surpreendente e mais considerável fenômeno religioso das últimas décadas. O movimento que mais transcende fronteiras e mais cresce no mundo atual. Igreja neopentecostal, sem grandes novidades doutrinárias, não representa o ressurgimento nem a re-sacralização, mas a transformação do conceito e a prática da religião, hoje. Exatamente como se transforma o mundo transnacional contemporâneo.

 

 

O sucesso da IURD, deve-se à sua organização piramidal supereficiente, que aborda com método uma das mensagens centrais de sua pregação: "pare de sofrer", no grande mercado ou supermercado da fé, onde seu "produto" é apresentado, demonstrado e vendido.Na primeira parte do livro, especialistas de diversas procedências analisam a situação da IURD em vários países, sua expansão, dificuldades, sucessos e insucessos, em textos curtos e de fácil leitura. Além da história, contêm nuanças do fenômeno, ao mesmo tempo homogêneo e extremamente variado.A segunda parte do livro ocupa-se mais com a temática da IURD.

Sua teologia, tendente a absorver elementos da religiosidade popular, é a ilustração mais clara de uma religião caracterizada como pós-moderna, que leva em conta os problemas da população maltratada pelas mutações sociais e econômicas.Os sentimentos e as emoções são apresentados em espetáculos que funcionam nos locais de culto, nos encontros com os pastores, nas conversas entre os fiéis, nos discursos políticos...

A IURD é um império financeiro midiático e social: adquire imóveis grandes e caros, e poderosos meios de comunicação, como jornal, rádio e televisão, essenciais à sua prática e evolução. A IURD exerce muita influência no campo político. Este estudo pode nos ensinar muito não só sobre esta Igreja em particular, mas também sobre o ambiente cultural, econômico e político no qual se dá o crescimento desse movimento.Cada artigo apresenta uma qualidade científica sem exageros, tornando sua leitura fácil, acessível e agradável, interessando tanto às pessoas simples quanto aos intelectuais. Sobre o futuro da IURD, há muitas perguntas e expectativas. Há muita coisa por ver. Este livro nos prepara no sentido de sabermos a que devemos estar atentos.

 

>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo