Espiritualidade e Sociedade



Notícias :

>    Sanatório espírita completa 50 anos


10/03/2007

 

O Sanatório Espírita Vicente de Paulo, em Ribeirão Preto (SP), completou 50 anos no último dia 15 de julho de 2006. A Casa foi criada com o objetivo de assistir os portadores de transtornos mentais e de comportamentos em geral, proporcionando-lhes um tratamento que une a medicina e a Doutrina Espírita. De caráter filantrópico – estabelecido em estatuto – os trabalhos desenvolvidos pela instituição são reconhecidos em todo o País como exemplo positivo a ser seguido.

Todos os pacientes são acompanhados por uma equipe de especialistas composta por mais de 50 profissionais: psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, médicos e outros profissionais de apoio. Também trabalham na instituição dezenas de voluntários, que dão apoio integral para que os pacientes possam ser reintegrados à sociedade.

Todos os serviços oferecidos são gratuitos, uma vez que as despesas são mantidas mediante um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), intermediado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. A instituição - declarada de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal e registrada no Conselho Nacional de Serviço Social - também recebe doações para a manutenção do local.

 

Moradias Assistidas

Com o objetivo de ampliar ainda mais a assistência que oferece aos pacientes, o Sanatório Espírita Vicente de Paulo criou e executou um projeto denominado “Moradias Assistidas”, que encaminha os pacientes para casas alugadas em bairros próximos à sede da instituição. Com isso, os pacientes são tratados de acordo com as diretrizes da moderna Psiquiatria, que recomenda uma vida normal, com interação social.

O Sanatório também iniciou uma nova frente de trabalho: já está funcionando parcialmente o “Centro de Convivência”, onde pacientes e familiares podem participar de atividades culturais, esportivas e sociais, fazer cursos e iniciar até mesmo uma formação profissional.

O Sanatório também tem um serviço conhecido como NAPS (Núcleo de Atenção Psico-Social), que é um trabalho direcionado a usuários de drogas e de álcool. O tratamento é sem internação e é destinado a crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos. Aos familiares é oferecido um grupo específico, com espaços para conversas e conscientização da situação que estão enfrentando. Apesar das dificuldades enfrentadas, há sempre espaço para novos atendimentos.

 

>>> clique aqui para ver a lista completa de notícias

>>> clique aqui para voltar a página inicial do site

 

topo