O projeto Coleção Espiritismo na Universidade

 

 



O projeto Coleção Espiritismo na Universidade, surgiu a partir de conversas informais entre quatro professores da Universidade de Franca, UNIFRAN, no ano de 2009. Inúmeros eram os alunos, de áreas acadêmicas diversas, que nos procuravam para que pudéssemos auxiliá-los tanto na orientação de trabalhos de pesquisas quanto na indicação de professores que estivessem aptos a discutir sobre aspectos filosóficos, científicos ou mesmo religiosos da doutrina espírita, focada no conteúdo expresso nas obras do professor francês Hyppolyte Léon-Denizard Rivail, cujo pseudônimo fora Allan Kardec. Infelizmente, diante destas solicitações, algumas vezes nos víamos em dificuldades para sugerir nomes de professores orientadores, assim como mais difícil ainda, era obter cópias dos trabalhos com temática espírita, já apresentados nas universidades espalhadas por todo território brasileiro.

Muitas vezes, as soluções encontradas foram tentar aqui e acolá, partir em busca de um contato com algum colega que pudesse xerocopiar teses, dissertações, monografias ou trabalhos de conclusão de curso, de algum aluno, formado em universidade distante da nossa. As dificuldades encontradas há anos, infelizmente ainda não foram sanadas ao todo. Concluíamos pela necessidade de se reunir e publicar em uma coleção, trabalhos acadêmicos que abordassem aspectos da teoria doutrinária espírita, de modo que viesse a facilitar o alcance de alunos e professores universitários, em suas próprias bibliotecas.

Deste modo, decidimos nos organizar e partir para a realização do que chamamos Coleção Espiritismo na Universidade. Durante o ano de 2009, reservamos as tardes de terça feira para nos reunirmos nas dependências da sala de pós-graduação da Universidade de Franca, junto ao então pró-reitor adjunto de pesquisa acadêmica Dr. Dionísio Vinha. Nossa equipe, composta por quatro integrantes, além do Dr. Vinha, que por décadas fora professor de odontologia a USP de Ribeirão Preto, também contava com os professores Dra. Cléria Lobo Bittar Bueno, da área e psicologia e promoção em saúde, Ms. Donaldo de Assis Borges, docente do curso de Direito e eu, Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima, docente do curso de História. Das tardes de terça feira, resultou o cadastro com nomes de alunos pesquisadores que estavam elaborando, como também daqueles que já haviam apresentado seus trabalhos às bancas examinadoras. Para nossa surpresa, em meio ao complexo e crescente campo editorial espírita, a maioria maciça não havia ainda tido oportunidade de publicação, ficando seus esforços de pesquisa científica, às traças nas prateleiras das bibliotecas de suas universidades, sem meios de chegar ao alcance de divulgação e acesso a outros pesquisadores. Em resumo, aspectos científicos do espiritismo em suas mais diversas possibilidades de áreas de pesquisa, metodologia e abordagem, morriam na praia, depois de muito esforço para atravessar o mar do rigor científico acadêmico. Era preciso fazer alguma coisa no sentido de compartilhar estes estudos e pesquisas já prontas.

Em meio à tudo, conheci em São Paulo, Júlia Nezu, diretora do Centro de Cultura Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, ao mesmo tempo em que participei do Encontro da Liga Nacional de Historiadores e Pesquisadores Espíritas, entrando em contato com inúmeros colegas, dentre estes, os professores Drs. Jáder dos Reis Sampaio, da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG e Marco Milani, do Mackenzie. Junto a estes novos companheiros, acrescidos do pessoal do CCDPE e da Liga Nacional de Historiadores e Pesquisadores Espíritas, pudemos compartilhar o projeto Coleção Espiritismo na Universidade, convidando a você leitor, que junte-se a nós neste projeto, compartilhando conosco da divulgação dos trabalhos com temática espírita apresentados nas universidades, confirmando de vez que o Espiritismo no Brasil, não é apenas um segmento religioso, como também vem há mais de um século inserindo-se nos segmentos administrativos de suas instituições, na área da Saúde e interpretações das doenças, na concepção do Direito, na Filosofia e na História, na Psicologia, nas Letras e Artes, na Astronomia como na Física, na Antropologia e Sociologia, enfim, em sua história cultural.

Apresentar a Coleção Espiritismo na Universidade, nós que acompanhamos seus passos desde a geração, implica que não nos esqueçamos do principal fator: a equipe inicial que aparentemente compunha-se por quatro integrantes, certamente transcendia nosso campo de visão. Além do mais, distribuídos por regiões diversas do Brasil, estavam a garimpar dia e noite, entre letras e pensamentos, cada um de nossos autores, ainda na condição de aluno pesquisador. Eis, portanto, o tamanho da equipe necessária a compor esta Coleção. A cada um destes laboriosos companheiros de pesquisa acadêmica, que mesmo sem saber, já integravam nossa equipe compondo um projeto maior, segue o nosso abraço e a nossa gratidão.

 

Nadia R. A. Marcondes Luz Lima,
Docente de História Moderna na Universidade de Franca e integrante da comissão organizadora da Coleção Espiritismo na Universidade

Volume 1 – Voluntários – Jader Sampaio
Volume 2 – Unir para Difundir – Jeferson Betarello
Volume 3 – Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais – Marcelo Freitas Gil

* volume 4 em andamento

 

 

topo