ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

>     Raphael Vivacqua Carneiro - Evocando pessoas falecidas utilizando a prece e a varredura medianímica

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2018

Compartilhar


 

 

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo -


A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE - ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), situada na Av. Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos.

 

 

Raphael Vivacqua Carneiro (Grupo de Pesquisa Lampejo e Nucleo de Pesquisa da FEES) trouxe o trabalho: “Evocando pessoas falecidas utilizando a prece e a varredura medianímica”. O palestrante esclareceu qual o conceito de varredura medianímica, demonstrando sua analogia com o funcionamento dos radares. Também esclareceu um importante termo utilizado – Medianímico – assim como qual o conceito em que é utilizado, ampliando-o para todas as questões mediúnicas e anímicas, englobando todos os canais mediúnicos e anímicos. Todos seriam valorizados. Apontou as finalidades do estudo, especialmente reproduzir os trabalhos semelhantes realizados por Lamartine Palhano Jr. Também esclareceu, dentro do técnica, a utilização de uma meta de forma a evitar dispersão e permitir clareza e precisão para as percepções. Apresentou detalhadamente as etapas do processo de varredura medianímica, seus propósitos, os protocolos utilizados para seu desenvolvimento, as distinções do método utilizado por Palhano Jr. Salientou o fato de que se trata de um método de trabalho coletivo de médiuns. Analisou as diversas vantagens esperadas com a utilização do método. Explicou toda a metodologia utilizada na experimentação, os cuidados que o grupo tomou para desenvolver suas atividades. Apresentou dados dos alvos escolhidos para a realização dos estudos, assim como informações importantes coletadas previamente sobre os participantes, a fim de poder-se efetuar a análise as comunicações das varreduras.

Foram apresentados os resultados experimentais. As análises permitiram descobrir um maior número de informações confirmadas do que outras não confirmadas (200 percepções convergentes, não sistemáticas). As informações confirmadas foram muito específicas e plausíveis. Também apontou que pessoas com pouca ou nenhuma experiência mediúnica também foi possível captar informações através da varredura mediúnica. Foi afastada a influência telepática em virtude dos métodos e resultados da experimentação. Também foi possível perceber-se um número pequeno de casos em que houve uma imprecisão ou interferência do médium. A conclusão auferida foi de que o experimento sugere a eficácia do método, com vantagens: desnecessária faculdade extraordinária, aspecto coletivo do trabalho, o que auxilia a identificação de imprecisão e interferência dos médiuns. Como desvantagem: necessária mudança de mentalidade no meio espírita, ainda médiuns com menor experiência acabam tendo timidez de demonstrar suas percepções, o que se amplia com a experiência e segurança do médium.


Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/5Yclm6TB11I

 

 

 

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 14º ENLIHPE 2018