ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

>    Marcelo Gulão - As investigações sobre a sobrevivência da Alma

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2018

Compartilhar


 

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo -


A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE - ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), situada na Av. Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos.

 

 

Marcelo Gulão, apresentou o trabalho “As investigações sobre a sobrevivência da Alma”.

 

Informou que Allan Kardec escreveu as obras espíritas a partir de um convencimento pessoal. A apresentação se baseia em seu trabalho de mestrado. Allan Kardec não acreditava nos fenômenos mediúnicos, mas por conta de sua observação acabou se convencendo. Kardec fala da alma como elemento imaterial, mas também desenvolve um aporte teórico onde defende o fato da alma ser uma matéria totalmente diferente e sutil. E, baseado nisso, realiza seus estudos para descobrir como se dá a sensibilidade e sensações do espírito. Allan Kardec percebe, através de suas observações, que existe o espírito e uma camada etérea que o acompanha, o que posteriormente é concebido pela ideia de perispírito. A partir daí, é adotado um padrão de questionário, a fim de criar um método para prospectar novos conhecimentos.

A produção espírita foi historicamente progressiva, baseada em comunicações mediúnicas, e as informações foram paulatinamente ampliando as investigações sobre a sobrevivência da alma.


Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/YtdYHRNGF5I

 

 

 

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 14º ENLIHPE 2018