ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

>     Leandro Santos Franco de Aguiar - “Mediunidade e sobrevivência – um século de investigações: a contribuição de Allan Gauld para o estudo da imortalidade"

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2018

Compartilhar


 

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo -


A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE - ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), situada na Av. Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos.

 

 

Foi apresentado o trabalho: “Mediunidade e sobrevivência – um século de investigações: a contribuição de Allan Gauld para o estudo da imortalidade“, apresentado por Leandro Santos Franco de Aguiar (AME-MG). Os objetivos do presente trabalho foi analisar o livro de Allan Gauld, “Mediunidade e Sobrevivência: um século de investigações”, em que ele faz uma pesquisa bibliográfica, através de uma revisão de literatuta, sobre questões mediúnicas em revistas científicas. Apresentou uma biografia rápida de Allan Gauld, assim como comentou sobre a Society for Physhical Research. Comentou o público-alvo do livro em análise. Comentou o fenômeno da imunidade cognitiva. Evidenciou que Allan Kardec, assim como Allan Gauld comentaram sobre esse fenômeno. Comentou sobre a exclusão da análise, no livro, de mediunidades de efeitos físicos, esclarecendo que a causa é a grande possibilidade de fraude nessa espécie de fenômenos mediúnicos. Gauld trabalha mais com a questão da inteligência ligada ao fenômeno mediúnica. Explicou o método de estudos de Allan Kardec. Trouxe explicações sobre bibliografia de origem mediúnica (Chico Xavier) que anteciparam algumas questões científicas acadêmicas. Aborda questões do Super-PES, e a posição de Ian Stevenson e Allan Gauld sobre tal teoria/atitude mental. Allan Gauld conhecia e opina sobre Allan Kardec, mas sugere um pouco de desconhecimento do codificador.




Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/MbryPh1uBFk

 

 

 

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 14º ENLIHPE 2018