ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

>     Humberto Schubert Coelho: A importância da fundamentação transcendental e idealista para a ideia de imortalidade do espírito

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2018

Compartilhar


 

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo -


A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE - ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), situada na Av. Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos. Foram apresentados 13 trabalhos: conferências, palestras, alguns estudos, e uma mesa que tratou de uma importante obra espírita: “A Gênese“

 

Humberto Schubert Coelho - A importância da fundamentação transcendental e idealista para a ideia de imortalidade do espírito

 

Às 10h40, iniciou a apresentação do próximo trabalho. Humberto Schubert Coelho (NUPES), trouxe o tema: “A importância da fundamentação transcendental e idealista para a ideia de imortalidade do espírito“. Em relação ao tema, há muitas teorias que se propõem a explicar o fenômeno. Mas pode-se também partir de um estudo baseado em análise comparativa entre as diversas religiões. Dentro da metafísica, também há explicações desde a época grega (Sócrates e Platão) e passando pela Idade Média e Moderna. E, a metafísica anda pouco escutada em relação a pesquisas. Em muitos momentos históricos a metafísica foi o carro-chefe para o estudo e crença na imortalidade da alma. Há a necessidade de se resgatar a metafísica e seu verdadeiro conceito original, em busca da pesquisa em relação a imortalidade da alma. A metafísica é uma ciência muito rígida que busca estabelecer os métodos adequados para análise da imortalidade da alma.

A ideia de Deus e da Imortalidade da Alma são as ideias relacionadas com a metafísica e que balizam toda a visão atual de mundo, a ética, o comportamento, etc. As teorias materialistas (e o niilismo) não estudam ética, porque elas fogem de qualquer embate de julgamento. Assim, oferece menos argumentos para sua base existencial (como teoria). Não se pode esquecer que a perspectiva materialista e também a perspectiva sofista, ainda existe, e possui aqueles que a professam. Entretanto, essas duas perspectivas são extremistas. A perspectiva transcendental, idealista ou espiritualista possui maior número de argumentos para fundamentar sua forma de visão do mundo.

Sócrates se propõe a analisar tais perspectivas, mas antes ele estabelece como perspectiva “a mente humana”. É através dessa perspectiva que se analisará todas as questões. Foi capaz de perceber que existem fenômenos que fogem da criação da mente (realidade natural), mas que existem dentro da mente como pressuposto. Platão e Aristóteles formataram a metafísica antiga. Na modernidade, estudos da Metafísica, analisando as percepções, faz perceber que toda a realidade natural nada mais é que sensações relacionadas com tais fenômenos, logo é altamente subjetivo. É mais plausível dizer que a matéria é uma invenção do que crer que a mente seja uma criação.

A metafísica alemã, em relação aos fenômenos, acredita haver um substrato da realidade que independa da matéria, mas não encontra comprovação para isso. Diante disso, entende-se que a ciência é um estudo altamente dogmático, porque há questões que são estabelecidas de forma inquestionável. Assim, a ciência é um rol de estudos, qe parte de pressupostos estabelecidos prévios e dogmáticos. Mas vale lembrar que não existe ciência não Metafísica. Assim, para estudar a imortalidade da alma, os pressupostos para seu estudo fogem das atuais ciências que existem. A imortalidade da alma se beneficia de forma bem forte da perspectiva Metafísica que nunca foi confrontada e nem sobrepujada pela ciência sob a perspectiva materialista. A seguir, abriu-se espaço para perguntas e respostas.




Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/SMD-6Jl_nx4

 

 

 

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 14º ENLIHPE 2018