ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

>     Eric Vinícius Ávila e Leandro Santos Franco Aguiar: Cesare Lombroso: da biografia à transição paradigmática

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2018

Compartilhar


 

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo -


A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE - ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), situada na Av. Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos.

 

Eric Vinícius Ávila e Leandro Santos Franco Aguiar (AME-MG), apresentaram o trabalho; “Cesare Lombroso: da biografia à transição paradigmática“.

Em sua fala Eric Vinícius Ávila, iniciada na leitura de um trecho sobre Charles Richet da Obra “Crônicas de Além Túmulo” de Humberto de Campos, psicografia de Chico Xavier. O objetivo do trabalho é conhecer a obra de Lombroso e refletir sobre nosso processo de mudanças (comportamentais).

O Espiritismo não consegue se alicerçar apenas no campo da ciência ou da filosofia, mas precisa também adentrar para o campo da moral. Tratou das revoluções científicas. Fica claro que não basta o acúmulo de evidências, já que as mudanças esbarram no campo pessoal. Trouxe um trecho de um comentário de Gabriel Delanne sobre Cesare Lombroso. Fez uma larga biografia do italiano. Destaca que Césare teve uma formação materialista e se tornou agnóstico, muito embora seu pai tivesse origem judia. Apresentou fatos da vida do biografado que o levaram a tomar determinadas decisões, inclusive, uma tentativa de suicídio. Mostrou os interesses e algumas pesquisas realizadas por Césare (Frenologia), suas críticas e as consequências dessas pesquisas. Demonstrou a mudança comportamental de Lombroso em relação ao Espiritismo: do ceticismo, ao estudo e as conclusões que produziu em relação aos fenômenos mediúnicos. Contou sobre o convite que recebera para estudar Eusápia Palladino, mas que inicialmente recusara. Falou sobre seu arrependimento das críticas contumazes à Doutrina Espírita. Posteriormente, em comissão, passaram a estudar a médium Eusápia Palladino e seus fenômenos psíquicos. Escreveu a obra “Ricerche Sul Fenomeni Ipnotici e Spiritici“, onde traz seu depoimento sobre sua mudança em relação ao Espiritismo e a sua pesquisa. Ficou evidente de que houve uma mudança comportamental em Césare Lombroso, e é isso que se concluiu.


Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/cuTVNH0nj44

 

 

 

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 14º ENLIHPE 2018