ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

>     Elton Rodrigues e Carolina Machado: Ensaio sobre as anotações do Dr. Kerner com respeito aos fenômenos psíquicos da Sra. Frederica Hauffe

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2018

Compartilhar


 

14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo -


A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE - ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), situada na Av. Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos.

 

 

Elton Rodrigues e Carolina Machado (Associação de Física e Espiritismo da Cidade do Rio de Janeiro), trouxeram o trabalho “Ensaio sobre as anotações do Dr. Kerner com respeito aos fenômenos psíquicos da Sra. Frederica Hauffe“.

Na apresentação, Elton Rodrigues, referenciou e esclareceu sobre a Associação de Física e Espiritismo da Cidade do Rio de Janeiro, esclareceu que foram estudar Gabriel Delanne, e em uma de suas obras que resgatava a história do espiritismo na Alemanha descobriu estudos realizados pelo Dr. Justinus Kerner com a médium Frederica Hauffe, que acabou se tornando o foco do presente estudo. Nos escritos do Dr. Kerner encontramos trechos que sugerem fenômenos mediúnicos. Apresentou a biografia de Justinus Kerner, que estudou magnetismo animal, e de Frederica Hauffe. Apresentou a obra em que foi realizado o estudo. Destacou o método, e metodologia e a forma que o estudo foi realizado, assim como a final apresentou os resultados. Comentou que o objetivo da presente exposição é levar as pessoas a terem interesse de conhecer e analisar a obra. Por conta disso, trechos destacados da obra foram confrontados com conhecimento doutrinário espírita. Foi possível observar vários momentos em que os relatos descrevem fenômenos semelhantes àqueles classificados como mediúnicos pela Doutrina Espírita, em Allan Kardec e Lamartine Palhado Jr. Fala sobre a médium comentar sobre contato com sua avó Schmidgall falecida, na forma física, mas com atributos diferentes. Foi percebido que moléstias e alguns objetivos tinham a capacidade de facilitar a produção de fenômeno mediúnico. Concluiu, do estudo, diversos casos sugestivos de fenômenos mediúnicos e fenômenos anímicos (telepático, psicossensoriais e psicodissociação). Ao final apresentou as referências que orientaram e permitiram a aprofundação das análises do livro. Percebe-se que dentro do livro, o seu autor fala em questões morais.



Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/oXhiI74KtSk

 

 

 

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 14º ENLIHPE 2018