ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Antônio Marcos de Oliveira

>       A mediunidade alegada por muitas pessoas é evidência de uma relação mente-corpo alternativa?

12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2016

Compartilhar


 

 

12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


Tema Central: Pesquisa Espírita: Mediunidade: pesquisa e história
27 e 28 de agosto de 2016 - São Paulo/SP - USE/SP

 

Vídeo 11) Antônio Marcos de Oliveira – A mediunidade alegada por muitas pessoas é evidência de uma relação mente-corpo alternativa?




Resumo: Este estudo visa avaliar se o fenômeno dito "mediunidade" pode estabelecer a base de uma hipótese distinta à noção materialista para a interação mente-corpo. Ele é uma revisão bibliográfica de artigos e livros relevantes e consistentes no tratamento científico do tema, encontrados em acervos digitais como SciELO, PubMed, LILACS, Google Acadêmico e Internet Archive. A hipótese do artigo é que os fenômenos mediúnicos mostram a entrada para o espiritualismo como um modelo distintivo para a mente, a partir da constatação de sua sobrevivência, já que havendo a perpetuidade de um princípio consciente autônomo ao corpo será ele um componente do universo diverso ao conceito de matéria tradicionalmente estudado. A análise dos dados sobre a mediunidade apresenta como o espiritualismo é uma tendência importante na ciência desde o século XIX, cuja atuação levantou evidências para interpretações não reducionistas da mente, que parece remanescer após a morte. As informações sustentam a hipótese de que a mediunidade evidencia uma relação mente-corpo alternativa à interpretação materialista. O embate científico sobre o assunto continua, assim como a escassez de seus estudos, o que enfatiza a necessidade de sua pesquisa, já que é essencial à definição da vida.

Antônio Marcos de Oliveira é graduando do 1º ano do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Frequentador da casa espírita Grupo de Auxílio Fraterno Amélia Zambelli, Presidente Prudente - SP.

 


Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/L3QfCMTJNZc

 

 

12º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

Data: 27 e 28 de agosto de 2016 - São Paulo-SP - Local: USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP Tel: (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net ou www.enlihpe12.wordpress.com ou envie uma mensagem para enlihpe12@gmail.com

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 12º ENLIHPE 2016