ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Adolfo de Mendonça Junior

>      Psicofonia, história oral e fontes históricas

12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2016

Compartilhar


 

12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


Tema Central: Pesquisa Espírita: Mediunidade: pesquisa e história
27 e 28 de agosto de 2016 - São Paulo/SP - USE/SP

 

Vídeo 04) Adolfo de Mendonça Junior – Psicofonia, história oral e fontes históricas




Adolfo de Mendonça Junior é historiador pela UNESP, com especialização pela UNIFRAN. Professor de história, é ligado ao movimento espírita, tendo ocupado o cargo de diretor da USE-SP e na federativa local. Ele é dos poucos membros da LIHPE ainda ativos que participou do 1º ENLIHPE, em Goiânia, paralelo ao Congresso Espírita Brasileiro, em 1999.


Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar os desafios, limites e possibilidades do uso da mediunidade falante, ou psicofonia, nas pesquisas de história oral, metodologia qualitativa de pesquisa, que apreende depoimentos de entrevistas gravadas com aparelhos eletrônicos, em áudio ou mídia de vídeo, transcritas e em algumas circunstâncias, resumidas. Para tanto, descreve-se um breve histórico da historiografia, do positivismo à nova escola. A mediunidade falante, ou psicofonia, é uma prática mediúnica oral, na qual o médium serve de instrumento pelo qual o Espírito do morto se comunica oralmente, ou seja, através da fala. Propomos fazer uma pesquisa sem intenções de proselitismo, ou seja, não pretendemos discutir se o Espírito fala através de um médium ou se sua voz é o subconsciente do próprio médium; também não vamos polemizar sobre a mediunidade ser uma prova ou não, da existência da vida após a morte. Para efeito de pesquisa, consideraremos a hipótese da existência da vida após a morte. A metodologia utilizada é pesquisa qualitativa fenomenológica ou estudo do fenômeno mediúnico e análise bibliográfica, pesquisa em livros e artigos científicos. Com essa pesquisa pretendemos responder a seguinte indagação: A psicofonia, pode ser considerada fonte de pesquisa e objeto de estudo acadêmico?


Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/MAzDTi0NoBg

 

 

12º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

Data: 27 e 28 de agosto de 2016 - São Paulo-SP - Local: USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP Tel: (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net ou www.enlihpe12.wordpress.com ou envie uma mensagem para enlihpe12@gmail.com

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 12º ENLIHPE 2016