ENLIHPE 2016 - Vídeos

 


Fausto Henrique Gomes Nogueira  

>      Batuíra: espiritismo, livre-pensamento e anticlericalismo

12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2016

Compartilhar


 

12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


Tema Central: Pesquisa Espírita: Mediunidade: pesquisa e história
27 e 28 de agosto de 2016 - São Paulo/SP - USE/SP

 

Vídeo 02) Fausto Henrique Gomes Nogueira – Batuíra: espiritismo, livre-pensamento e anticlericalismo




Fausto Henrique Gomes Nogueira é formado em história pela USP, mestre e doutor em História Social pela mesma universidade. Em seu doutorado, apresentado em novembro de 2015, denominado "Os espíritos assombram a metrópole: sociabilidades espiritualistas (espírita e esotérica) em São Paulo na Primeira República", onde estudou as primeiras associações e periódicos espíritas de São Paulo. É professor efetivo de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Espírita desde a adolescência, atua no Centro Espírita Bezerra de Menezes, no bairro da Penha, cidade de São Paulo.


Resumo:
Este artigo é uma síntese de parte das considerações presentes na tese de doutorado intitulada Os espíritos assombram a metrópole: sociabilidades espiritualistas (espírita e esotérica) em São Paulo na Primeira República*. Neste sentido, tem como propósito analisar a atuação do espírita Antônio Gonçalves da Silva Batuíra, no contexto do processo de modernização paulista e laicização republicana, entre o final do século XIX e início do século XX, bem como as instituições fundadas por esse intelectual espírita, especialmente seu famoso periódico Verdade e Luz. Ele foi um dos personagens mais atuantes no movimento espírita a partir de 1890, data da fundação de seu centro, até a sua morte em 1909. Nesse ínterim, vivenciou um dos itinerários mais diversificados por um espírita daquele período, ao militar em diferentes espaços e estabelecer redes de sociabilidades as mais diversas, com diversos grupos sociais.

*  Tese defendida em novembro de 2015 no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.


Vídeo:

- para assistir no Youtube em melhor resolução: https://youtu.be/nuePNoVXZQM

 

 

12º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

Data: 27 e 28 de agosto de 2016 - São Paulo-SP - Local: USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP Tel: (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

-----------

 


Informações:
Sobre a LIGA - acesse www.lihpe.net ou www.enlihpe12.wordpress.com ou envie uma mensagem para enlihpe12@gmail.com

 


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 12º ENLIHPE 2016