10º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - 2014

como foi

 

 




Tema Central
-> Pesquisa Espírita: Passado, Presente e Futuro

O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) voltou a receber o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE), nos dias 30 e 31 de agosto de 2014.
- vejam como foi a programação do evento -

 

- cliquem aqui e vejam o álbum de fotos do ENLIHPE 2014 -

Em 2014 o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE) completou 10 anos. Os ENLIHPEs se tornaram espaços não somente de apresentação e discussão de trabalhos inéditos de pesquisa sobre a temática espírita, mas também de encontros entre pessoas afins ao propósito de estudar e divulgar o Espiritismo.



- Vejam o vídeo de Abertura do ENLIHPE 2014 -




De acordo com o tema deste Encontro anual, as apresentações do ENLIHPE 2014 percorreram o passado, o presente e o futuro, foram do pensamento de Platão e as analogias com o Cristianismo e o Espiritismo, às pesquisas de Herculano Pires e a análise crítica do físico Alexandre Fontes da Fonseca.

O que foi ímpar nesta linha foi a apresentação do professor Jáder Sampaio “O cristianismo nos primeiros séculos: marginalidade e vida”, em que apresentou uma conferência com base nas leituras que vem fazendo dos textos dos primeiros cristãos (dos primeiros três séculos, nos quais o cristianismo era visto como uma forma de ateísmo pelos romanos e muitas vezes perseguido). É o começo de um estudo, mas já foram apresentados alguns pontos interessantes sobre o histórico da evolução do cristianismo.

O que surpreendeu-me durante o final de semana foi a ausência de referências aos 150 anos do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", tanto nos trabalhos apresentados como por parte dos organizadores.

O ENLIHPE 2014 iniciou-se com o lançamento da publicação com os trabalhos selecionados do 9º ENLIHPE e desse 10º ENLIHPE: "O Espiritismo, as ciências e a filosofia".
- cliquem aqui e veja o sumário completo do livro -

 

- cliquem aqui e vejam o álbum de fotos do evento -



Em homenagem aos 100 anos do nascimento de Herculano Pires houve o depoimento de seu filho, Herculano Ferraz Pires. Foi o momento mais descontraído do final de semana, apesar do nome pomposo dado para seu depoimento: "Herculano Pires: o esforço de um homem em nome do Espiritismo". Detalhes importantes da vida de Herculano foram apresentados, mas destacamos o enfoque na vida social dele, de sua família. Foram contados "causos" em que ele participou, seu filho realçou o bom humor dele durante a vida, apesar das dificuldades enfrentadas.

Aproveitando o tema, na sequência Tiago de Lima Castro trouxe o tema: "José Herculano Pires e o Debate Filosófico Paulistano de seu Tempo". Esclareceu que sua pesquisa teve como escopo descobrir qual a influência acadêmica de J. Herculano Pires, abordando principalmente o Herculano Pires filósofo.

A primeira das apresentações que abordaram Platão foi a de Rubens G. Nunes Sobrinho: "Cosmo e Finalidade: o platonismo de Léon Denis em O Grande Enigma". Mais tarde, Adilson José de Assis voltou a Platão com a apresentação denominada: “Uma Leitura Espírita do Diálogo “Íon” de Platão“, em que abordou a ideia de que Sócrates e Platão são precursores da ideia Espírita. Seguiu-se a apresentação de Luiz Fernando Bandeira de Melo, que abordou a questão da “Religião e Mediunidade de Sócrates em Platão".

O pesquisador Luiz Pessoa Guimarães apresentou o projeto "Vade Mecum Espírita", o qual agora faz parte do CCDPE-ECM.
- veja mais no site do projeto - http://www.vademecumespirita.com.br

O professor e físico Alexandre Fontes da Fonseca apresentou duas análises críticas no ENLIHPE 2014. A primeira foi "Análise dos conceitos científicos de A Grande Síntese", conhecido livro de Pietro Ubaldi. Sua pesquisa baseou-se na busca por inconsistências ou incoerências da teoria da obra "A Grande Síntese". A segunda apresentação foi uma análise dos livros: "Análise da Teoria Corpuscular do Espírito" e "Psi Quântico Segundo a Física e o Método Científico", de Hernani Guimarães Andrade.

No sábado a tarde a Presidente da USE/SP Julia Nezu fez um histórico da Lihpe, através do tema: "LIHPE – De uma ideia pessoal a uma proposta coletiva". Julia realçou o inicio do trabalho do fundador do CCDPE-ECM, Eduardo Carvalho Monteiro, as origens do seu trabalho, o que aconteceu junto à USE/SP, na condição de assessor pró-memória. Apresentou uma breve biografia do fundador e também fez referências a evolução dos Encontros Nacionais da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. Julia também comentou sobre os 30 mil livros que Eduardo Monteiro tinha em seu acervo e dos mais de 100 mil documentos, que deram origem ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM).

___________________


Reunião presencial

No domingo de manhã houve a reunião presencial dos membros da LIHPE, que tratou de vários assuntos. Para a próxima edição (11º. ENLIHPE) foi aprovada, por unanimidade, a indicação de Adilson José de Assis para a coordenação, ainda com o apoio dos antigos coordenadores dos encontros anteriores, Alexandre Fontes da Fonseca, Marco Milani e Jáder Sampaio.

Vejam neste link os detalhes do que foi tratado na reunião presencial:
http://www.lihpe.net/wordpress/?p=1320

______________________________


Entrevistas:

A jornalista Eliana Hadad realizou 10 entrevistas em vídeo no ENLIHPE 2014, que podem ser acessadas neste link:
http://www.ccdpe.org.br/10-enlihpe-entrevistas

Entrevista 1: Herculano Ferraz Pires
Entrevista 2: Neyde Schneider
Entrevista 3: Rubens Sobrinho
Entrevista 4: Tiago de Lima Castro
Entrevista 5: Luiz Pessoa Guimarães
Entrevista 6: Marco Milani
Entrevista 7: Julia Nezu
Entrevista 8: Pedro Nakano
Entrevista 9: Alexandre Fontes da Fonseca
Entrevista 10: Jader Sampaio

- veja mais detalhes no site da Liga: - http://www.lihpe.net/wordpress

__________________________________________________________


Vídeos das apresentações:
- cliquem nos títulos para acessar as páginas com os vídeos -
1) Apresentação artística, Prece de Abertura e Palavras iniciais
2) Jáder Sampaio – lançamento da coletânea de trabalhos do “9º Enlihpe” e “10º Enlihpe”
3) Herculano Ferraz Pires – Herculano Pires: o esforço de um homem em nome do Espiritismo
4) Tiago de Lima Castro - José Herculano Pires e o Debate Filosófico Paulistano de seu Tempo
5) Rubens G. Nunes Sobrinho – Cosmo e Finalidade: o platonismo de Léon Denis em "O Grande Enigma"
6) Luiz Pessoa Guimarães - Vade Mecum
7) Adilson José de Assis – Uma Leitura Espírita do Diálogo “Íon” de Platão
8) Luiz Fernando Bandeira de Melo - Religião e Mediunidade de Sócrates em Platão
9) Alexandre Fontes da Fonseca – Análise dos conceitos científicos de "A Grande Síntese", de Pietro Ubaldi
10) Julia Nezu – LIHPE - de uma ideia pessoal a uma proposta coletiva
11) Jáder Sampaio – Tema: O cristianismo nos primeiros séculos: marginalidade e vida
12) Alexandre Fontes da Fonseca – Análise da Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico Segundo a Física e o Método Científico
13) Encerramento
 

 

Vejam como foram os ENLIHPEs anteriores:
2013 - 9º ENLIHPE - clique aqui
2012 - 8º ENLIHPE - clique aqui
2011 - 7º ENLIHPE - clique aqui
2010 - 6º ENLIHPE - clique aqui
2009 - 5º ENLIHPE - clique aqui




OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONGRESSO

LOCAL
Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro”
Alameda dos Guaiases, 16 – São Paulo/SP – Tel. 11 5022-7211

"Liga de Pesquisadores Espíritas"

- contato -> contato@lihpe.net
- página da Liga de Pesquisadores Espíritas -> http://www.lihpe.net

Acesse também - www.ccdpe.org.br.

topo