Dora Incontri

>       A Pedagogia Espírita e a Educação para a morte

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(trecho do texto)

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Não é mera coincidência que o criador do termo Pedagogia Espírita tenha sido o pioneiro da Educação para a Morte no Brasil: José Herculano Pires (1914-1979). Na mesma década de 70, em que Herculano lançou a revista Educação Espírita (1970-1974), onde publicou artigos defendendo a idéia de uma Pedagogia Espírita (que depois se tornou o título do livro que reúne a maior parte das publicações daquela extinta Revista), escrevia a obra Educação para a morte – publicada cinco anos depois de sua morte, 1984. Este livro foi o primeiro a ser lançado no Brasil sobre o tema, quando o movimento da Tanatologia avançava já havia alguns anos nos Estados Unidos e na Europa. (ver Santos, 2007:292)

O educador polonês Przemyslaw Pawel Grzybowski (2009), em artigo publicado recentemente na Polônia (traduzido e reeditado nesta obra), reconhece que: Uma das poucas pedagogias alternativas que trata diretamente da morte e suas circunstâncias é a pedagogia espírita. Suas proposições foram compiladas no Brasil, sobre a base de uma flosofa social, derivada dos conceitos flosófcos de Allan Kardec.

Justamente quais os liames teóricos e práticos que há entre esses dois temas abrangentes serão objeto do presente artigo.

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Fonte:
http://www.pampedia.com.br/abpe/Artigos%20site/ABPE_siteArtigos%20PEdagogia%20espi%CC%81rita%20e%20ed,%20para%20morte.pdf




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