“A verdade
não pode existir em coisas que divergem”
São Jerônimo
Introdução
O que a grande maioria
dos religiosos fundamentalistas não se deram ao trabalho
de analisar é que se a Bíblia for mesmo de inspiração
do Espírito Santo, nela não poderá haver
nenhuma incoerência, tão-pouco qualquer tipo de
contradição.
Se a fonte é a
mesma, como explicar que tenham fatos divergentes e até
conflitantes? Exemplificando:
O máximo que se poderia
admitir, supondo-se a origem como sendo a mesma, é que
cada autor escrevesse os acontecimentos com suas próprias
palavras, entretanto, quanto ao conteúdo esse não
poderia se modificado, alterado ou contradito. Se isso acontece
obviamente é porque a fonte não é a mesma.
Vemos não pouco dogmáticos
tentando explicar essas incoerências e contradições,
as quais buscam amenizar para continuar mantendo a idéia
de que foi escrito por inspiração superior, não
importa a eles os registros históricos, os conhecimentos
científicos, as regras de interpretação
de texto, pois quando tais coisas vêm de encontro ao relato,
deixam-nas de lado, para se agarrarem à fé cega,
isso quando não apelam para o tal de “a Bíblia
se explica por si mesma”, sofisma no qual tentam segurar-se
para salvarem-se desse apuro.
Não entendemos por que
essas pessoas alimentam um ódio mortal contra os que
buscam demonstrar que a verdade é bem outra daquilo que
pregam, ao provar que a Bíblia é cheia de incoerências
e contradições. Só não vamos parar
numa fogueira, por conta da legislação social
da atualidade que nos protege, mas não deixam de, dedo
em riste, nos apontar os quintos dos infernos.
Certamente, para que a Bíblia
seja mesmo a palavra de Deus para uns, ou inerrante para outros,
é necessário que nela não exista nenhum
conflito entre seus textos. Entretanto, se bem observamos, usando
uma visão crítica, veremos que, ao contrário,
ela está repleta de conflitos inconciliáveis,
a não ser pela fé cega dos fundamentalistas que
não vê isso. Apresentaremos apenas alguns deles,
vistos numa leitura dinâmica, pois não temos a
preocupação de relacioná-los todos, somente
queremos citar uns poucos exemplos. Então vejamos:
Exemplo de textos em conflito
Quem apareceu junto
à sarça: o próprio Deus ou foi apenas um
anjo?
Ex 3,2: O anjo
de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo do
meio de uma sarça. prestou atenção: a sarça
ardia no fogo, mas não se consumia.
At 7,35: ...Moisés
que os israelitas haviam renegado,... Deus o enviou como chefe
e libertador, por meio do anjo que tinha aparecido a ele na
sarça.
Quando é usada a expressão
“Anjo de Javé” o objetivo é designar
o próprio Deus, assim em Êxodo afirma-se que Deus
apareceu a Moisés, enquanto que em Atos quem apareceu
foi um anjo.
Será que Deus
não revelara o seu nome, conforme afirmara a Moisés?
Ex 6,2-3: Deus
falou a Moisés: "Eu sou Javé. Apareci a Abraão,
a Isaac e a Jacó..., mas a eles não dei a conhecer
o meu nome: Javé”.
Gn 15,7: Javé
disse a Abrão: "Eu sou Javé, ...".
Gn 26,25: Isaac
levantou aí um altar, invocou o nome de Javé,
...
Gn 28,13: Javé
... disse a Jacó: “Eu sou Javé, o Deus de
seu pai Abraão e o Deus de Isaac...”.
Segundo os relatos Deus já
havia revelado o Seu nome a Abraão, Isaac e Jacó,
entretanto, isso é negado, ou será que é
apenas um esquecimento?
Os hebreus foram expulsos,
tiveram permissão para sair ou fugiram do Egito?
Ex 12,39: ...
é que, expulsos do Egito, não puderam parar, nem
preparar provisões para o caminho.
Ex 13,17: Quando
o Faraó deixou o povo partir, ...
Ex 14,5: Quando
comunicaram ao rei do Egito que o povo tinha fugido,...
São três alternativas
para se explicar o motivo dos hebreus terem saído do
Egito, qual deles é o verdadeiro?
Os pais sofrem mesmo
pelos erros dos filhos ou vice-versa?
Ex 20,5: ...
eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam,
castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos;
Dt 24,16: Os
pais não serão mortos pela culpa dos filhos, nem
os filhos pela culpa dos pais. Cada um será executado
por causa de seu próprio crime.
Jr 31,29-30:
Nesses dias, ninguém mais dirá: "Os pais
comeram uva verde e a boca dos filhos ficou amarrada".
Ao contrário, cada um morrerá por causa do seu
próprio pecado; quem comeu uva verde sente a boca amarrar
Ez 18,20: O
indivíduo que peca, esse é que deve morrer. O
filho nunca será responsável pelo pecado do pai,
nem o pai será culpado pelo pecado do filho. O justo
receberá a justiça que merece e o injusto pagará
por sua injustiça.
Enquanto que, num momento, Deus
afirma que castiga os filhos pela culpa dos pais, em outro é
afirmado que os filhos não serão responsáveis
pelo erro dos pais, contradição difícil
de explicar se usarmos de argumento lógico, talvez fácil
se for teológico, já que para usar esse apenas
se necessita da fé cega.
Guardar o sábado por qual motivo?
Ex 20,8-11:
Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo.
Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas.
O sétimo dia, porém, é o sábado
de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho,...
Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o
mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou.
Por isso, Javé abençoou o dia de sábado
e o santificou.
Dt 5,15: Lembre-se:
você foi escravo na terra do Egito, e Javé seu
Deus o tirou de lá com mão forte e braço
estendido. É por isso que Javé seu Deus ordenou
que você guardasse o dia de sábado.
Ficamos sem saber por qual motivo
não se deve trabalhar aos sábados.
Quem escreveu os dez mandamentos?
Ex 24,3-4:
Moisés desceu e contou ao povo tudo o que Javé
lhe havia dito e todas as leis. ... Moisés colocou por
escrito todas as palavras de Javé...
Ex 24,12: Javé
disse a Moisés: "Suba até junto de mim na
montanha, pois eu estarei aí para lhe dar as tábuas
de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi, para você
os instruir".
Sabemos que Moisés ficou
40 dias e 40 noites no alto do monte Sinai, tempo que se levou
para escrever os Dez Mandamentos. Só que agora a coisa
complicou, pois se for Deus mesmo quem os escreveu seria necessário
tanto tempo assim?
Afinal quem entregou os mandamentos a Moisés?
Ex 24,12: Javé
disse a Moisés: "Suba até junto de mim na
montanha, pois eu estarei aí para lhe dar as tábuas
de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi, para você
os instruir".
At 7,53: “Vocês
receberam a Lei, promulgada através dos anjos, e não
a observaram!”.
Gl 3,19: ...A
Lei foi promulgada pelos anjos, e um homem serviu de intermediário.
Hb 2,2: De
fato, se a palavra transmitida por meio dos anjos se mostrou
válida, e toda transgressão e desobediência
recebeu um justo castigo,
A situação aqui
é pior que a anterior, uma vez que nem mesmo temos mais
certeza se foi o próprio Deus ou se foram vários
ou um só anjo quem transmitiu os Dez Mandamentos a Moisés.
Deus se mostrava a Moisés?
Gn 32,30: ...
Jacó ... tenho visto Deus face a face, e a minha vida
foi preservada.
Ex 33,11: Javé
falava com Moisés face a face, como um homem fala com
o amigo...
Ex 33,18-23:
Moisés pediu a Javé: "Mostra-me a tua glória".
Javé... acrescentou: "Você não poderá
ver o meu rosto, porque ninguém pode vê-lo e continuar
com vida"... Minha face, porém, você não
poderá ver".
Nm 12,6-8:
... Javé disse: “... Não acontece assim
com o meu servo Moisés, que é homem de confiança
em toda a minha casa: com ele eu falo face a face, às
claras e sem enigmas; e ele vê a figura de Javé..."
Jz 6,22: Vendo
Gideão que era o anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor
Deus! pois eu vi o anjo do Senhor face a face.
Jo 1,18: Ninguém
jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único,
que está junto ao Pai.
Se ninguém poderia ver
o rosto de Deus (como se isso fosse possível) e ficar
com vida, como explicar, de forma coerente, que Jacó,
Moisés e Gideão tenham visto a face de Deus e
mesmo assim continuaram vivos. Por outro lado, se isso de fato
aconteceu, então evangelista teria mentido ao dizer que
ninguém jamais viu a Deus? Observar que está se
afirmando “tenho visto”, “vê a figura”
e “vi” são expressões que nos induzem
a acreditar que verdadeiramente essas pessoas viram Deus. Portanto,
não prevalece a explicação de que o “face
a face” poderia significar que a pessoa não tinha
visto, mas que esteve “pessoalmente”, “diretamente”
ou “com intimidade” com Deus.
Quem matou o filisteu Golias foi Davi ou uma outra pessoa,
ou essa outra pessoa matou foi um filho de Golias?
1Sm 17,2-7:
... Saiu então do exército filisteu um guerreiro
enorme chamado Golias, de Gat, com quase três metros de
altura. Tinha na cabeça um capacete de bronze, vestia
um colete de malha de bronze que pesava mais de cinqüenta
quilos, usava perneiras de bronze e tinha nos ombros um escudo
de bronze. A haste de sua lança era como travessa de
tear, e a ponta da lança pesava seis quilos. Seu escudeiro
ia na frente.
1Sm 21,9-10:
Davi disse a Aquimelec: "Você não tem à
mão alguma lança ou espada? ...". O sacerdote
respondeu: "Está ali embrulhada num manto, atrás
do efod, a espada de Golias, o filisteu que você matou
no vale do Terebinto...”
2Sm 21,19:
Ainda em Gob, em outra guerra contra os filisteus, Elcanã,
filho de Jair de Belém, matou Golias de Gat, que usava
uma lança comprida como cilindro de tear.
1Cr 20, 5:
Houve ainda outra guerra contra os filisteus. Dessa vez, Elcanã,
filho de Jair, matou Lami, filho de Golias de Gat. A lança
deste mais parecia cilindro de tear.
Mesmo que aqui se atribua a
um erro de copista a divergência entre quem matou a Golias
se foi Davi ou Elcanã, esse procedimento não faz
da Bíblia uma verdade. Se há erro nela, então
não se poderá admitir que ela seja a palavra de
Deus, sem deixar o soberano criador do cosmo, como o inspirador
dos autores bíblicos, em maus lençóis.
De qualquer forma, a comparação da lança
deste filisteu com cilindro de tear compromete, por demais as
narrativas, deixando-nos supor que se trata inequivocamente
da mesma pessoa. Segundo os tradutores da Bíblia de Jerusalém
a passagem 2Sm21,19 é a tradição mais antiga
e que a tradição primitiva do capítulo
17 só se falava de uma vitória de Davi sobre um
adversário anônimo, “o filisteu”. E
que, ainda nesse capítulo, o nome de Golias foi acrescentado
aos vv. 4 e 23.
Saul morreu como? Qual o destino do seu corpo?
1 Sm 31,1-13:
Os filisteus fizeram guerra contra Israel,... Todo o peso do
combate se concentrou sobre Saul. Os arqueiros o surpreenderam
e o feriram gravemente. Então Saul disse ao escudeiro:
"Desembainhe a espada e me atravesse, antes que esses incircuncisos
cheguem e caçoem de mim". O escudeiro ficou apavorado
e não quis obedecer. Então Saul pegou a espada
e atirou-se sobre ela. ... No dia seguinte, os filisteus foram
despojar os cadáveres e encontraram Saul e seus três
filhos mortos no monte Gelboé. Cortaram a cabeça
de Saul... e dependuraram o cadáver dele na muralha de
Betsã... Então todos os guerreiros caminharam
a noite inteira, tiraram da muralha de Betsã o cadáver
de Saul e de seus filhos, e os levaram a Jabes, e aí
os queimaram. Depois recolheram os ossos, os enterraram debaixo
da tamareira de Jabes, e jejuaram durante sete dias.
2Sm 1,1-10:
... Davi perguntou ao moço que o informava: "Como
é que você sabe que Saul e seu filho Jônatas
estão mortos?" O mensageiro respondeu: "Eu
estava casualmente no monte Gelboé e vi Saul apoiado
em sua própria lança, enquanto os carros e cavaleiros
se aproximavam. Saul virou-se, me viu e me chamou. Eu disse:
'Estou aqui'. Saul me perguntou: 'Quem é você?'
Eu respondi: 'Sou um amalecita'. Então Saul me disse:
'Aproxime-se e mate-me, pois estou agonizando e não acabo
de morrer'. Então eu me aproximei dele e o matei, porque
eu sabia que ele não iria mesmo sobreviver depois de
caído...".
2Sm 21,12:
Então Davi foi pedir os ossos de Saul e de seu filho
Jônatas aos cidadãos de Jabes de Galaad, que os
tinham levado da praça de Betsã, onde os filisteus
os haviam enforcado, quando venceram Saul em Gelboé.
1Cr 10,1-12:
Os filisteus estavam guerreando contra Israel... Então
a luta se concentrou sobre Saul. Os atiradores descobriram onde
ele estava e lhe acertaram flechas. Saul disse ao seu escudeiro:
"Puxe a sua espada e me mate, senão esses incircuncisos
vão rir de mim". O escudeiro não quis fazer
isso, pois teve muito medo. Então Saul pegou a sua própria
espada e se jogou sobre ela... No outro dia, quando os filisteus
foram saquear os mortos no combate, encontraram Saul com seus
filhos, todos mortos, no monte Gelboé. Depois de despojar
o corpo de Saul, levaram a cabeça e .. pregaram o seu
crânio no templo de Dagon. Os habitantes de Jabes de Galaad
ficaram sabendo o que os filisteus tinham feito com Saul. Então
todos os guerreiros foram buscar o corpo de Saul e de seus filhos,
levando-os para Jabes. Sepultaram os corpos debaixo do terebinto
de Jabes e jejuaram durante sete dias.
Saul suicidou-se, atirando sob
sua espada? Foi morto pelo amalecita, que atendeu ao pedido
de Saul? Ou será que os filisteus o enforcaram? Como
pode existir tanta divergência em relação
a um só fato? Para sair de um dos impasses os tradutores
da Bíblia Anotada dizem que “O relato do amalequita
é conflitante com o relato de 1Sm 32:3-6 e é,
claramente, uma invenção...” fato não
comprovado já que Davi o matou por isso.
E quanto a seu corpo: sua cabeça
foi cortada e seu corpo dependurado nas muralhas de Betsã,
para depois ter sido queimado o seu cadáver junto com
os de seus filhos? Ou a sua cabeça teria sido cortada
e colocada no templo de Dagon e seu corpo sepultado?
Como proceder diante de um insensato?
Pv 26,4: "Não
responda ao insensato conforme a insensatez dele, para que você
não se iguale a ele".
Pv 26,5: "Responda
ao insensato conforme a insensatez dele, para que ele não
se considere sábio".
Afinal vamos responder ou não
ao insensato conforme a insensatez dele, não há
como sair desse impasse. Criativas são as tentativas
dogmáticas de explicar essa contradição,
entretanto, elas não passam de sofismas que tentam inutilmente
fazer algo parecido como querer carregar água num balaio.
Aplica-se aqui o provérbio, já que estamos falando
disso: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Qual das duas genealogias de Jesus é a verdadeira?
Mt 1,1-17:
Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi,
filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque,
a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos;
Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá; Perez gerou
a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe;
Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe
a Boaz; este de Rute gerou a Obede; e Obede, a Jessé;
Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão,
da que foi mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão;
Roboão, a Abias; Abias, a Asa; Asa gerou a Josafá;
Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; Uzias
gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias;
Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom,
a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no
tempo do exílio em Babilônia. Depois do exílio
em Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a
Zorobabel; Zorobabel, a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim;
Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim,
a Eliúde; Eliúde gerou a Eleázar; Eleázar,
a Matã; Matã, a Jacó. E Jacó gerou
a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se
chama o Cristo. De sorte que todas as gerações,
desde Abraão até Davi, são catorze; desde
Davi até ao desterro para a Babilônia, catorze;
e desde o desterro para a Babilônia até Cristo,
catorze.
Lc 3,23-38:
Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu
ministério. Era, como se cuidava, filho de José,
filho de Heli, Heli filho de Matã, Matã filho
de Levi, Levi filho de Melqui, este filho de Janai, filho de
José, José filho de Matatias, Matatias filho de
Amós, Amós filho de Naum, este filho de Esli,
filho de Nagaí, Nagaí filho de Máate, Máate
filho de Matatias, Matatias filho de Semei, este filho de José,
filho de Jodá, Jodá filho de Joanã, Joanã
filho de Resá, Resá filho de Zorobabel, este filho
de Salatiel, filho de Neri, Neri filho de Melqui, Melqui filho
de Adi, Adi filho de Cosã, este de Elmadã, filho
de Er, Er filho de Josué, Josué filho de Eliézer,
Eliézer filho de Jorim, este de Matã, filho de
Levi, Levi filho de Simeão, Simeão filho de Judá,
Judá filho de José, este filho de Jonã,
filho de Eliaquim; Eliaquim filho de Meleá, Meleá
filho de Mená, Mená filho de Matatá, este
filho de Natã; Natã filho de Davi, Davi filho
de Jessé, Jessé filho de Obede, Obede filho de
Boaz, este filho de Salá, filho de Naassom; Naassom filho
de Aminadabe, Aminadabe filho de Admim, Admim filho de Arni,
Arni filho de Esrom, este filho de Faréz, filho de Judá;
Judá filho de Jacó, Jacó filho de Isaque,
Isaque filho de Abraão, este filho de Terá, filho
de Nacor; Nacor filho de Seruque, Seruque filho de Ragaú,
Ragaú filho de Fáleque, este de Éber, filho
de Salá; Salá filho de Cainã, Cainã
filho de Arfaxade, Arfaxade filho de Sem, este filho de Noé,
filho Lameque; Lameque filho de Matusalém, Matusalém
filho de Enoque, Enoque filho de Jarete, este filho de Maleleel,
filho de Cainã; Cainã filho de Enos, Enos filho
de Sete, e este filho de Adão, e Adão, filho de
Deus.
Percebe-se claramente que não
são concordes as genealogias narradas por Mateus e Lucas.
Algumas pessoas querem, para que não fique evidenciada
essa divergência, que a narrada por Lucas esteja baseada
em relação à Maria, entretanto, se esquecem
que, naquela época, as mulheres não tinham nenhum
valor, e todas as genealogias citadas na Bíblia são
colocadas em relação aos homens e não sobre
as mulheres.
Onde moravam os pais de Jesus?
Mt 2,1: Tendo Jesus nascido
em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis
que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
Mt 2,13-23:
... eis que aparece um anjo do Senhor a José em sonho,
e diz: ... toma o menino e sua mãe, foge para o Egito,
e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes
há de procurar o menino para matar. ... Tendo Herodes
morrido,... tomou o menino e sua mãe, e regressou para
a terra de Israel. ... retirou-se para as regiões da
Galiléia. E foi habitar numa cidade chamada Nazaré,
para que se cumprisse o que fora dito, por intermédio
dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Lc 1,26-27:
No sexto mês foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus,
para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a
uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome
era José; a virgem chamava-se Maria.
Lc 2,1-5: Naqueles
dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando
toda a população do império para recensear-se...
Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
José também subiu da Galiléia, da cidade
de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi,
chamada Belém, por ser ele da casa e família de
Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava
grávida.
Pelo relato de Mateus, a família
de Jesus morava em Belém, só depois é que
se mudou para Nazaré. Entretanto Lucas coloca a cidade
de Nazaré como se fosse o local onde vivia a sagrada
família, que teve que ir à Belém apenas
para atender ao decreto do recenseamento.
Onde se encontra essa
profecia?
Mt 2,23: “E
foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse
o que fora dito, por intermédio dos profetas: Ele será
chamado Nazareno”
Não há no Antigo
Testamento nem mesmo um só profeta, ainda mais vários
profetas, que tenha feito essa profecia citada por Mateus. Querem
alguns generalizar dizendo que isso pode ser encontrado naquilo
que os profetas consideram como tipo característico do
nazareno. Falácia, pois o texto de Mateus é claro
quando diz que profetas, mais de um portanto, disseram que Jesus
seria chamado Nazareno, fato objetivo sem margem a dúvidas.
Agiram honestamente os tradutores da Bíblia de Jerusalém
que afirmam: “Não se percebe claramente a que oráculos
proféticos Mt alude aqui”.
O servo do centurião era paralítico que
sofria muito ou um doente à beira da morte? E quem esteve
com Jesus para pedir a cura dele?
Mt 8,5-6: Ao entrar em Cafarnaum, chegou-se
a ele um centurião que o implorava e dizia: “Senhor,
meu criado está deitado em casa paralítico, sofrendo
dores atrozes”
Lc 7,1-3: Quando
acabou de transmitir aos ouvidos do povo todas essas palavras,
entrou em Cafarnaum. Ora, um centurião tinha um servo
a quem prezava e que estava doente, à morte; Tenho ouvido
falar de Jesus, enviou-lhe alguns dos anciãos dos judeus
para pedir-lhe que fosse salvar o servo.
Mateus diz que o servo do centurião
era paralítico e que se encontrava deitado em casa sofrendo
muito, ao passo que Lucas diz apenas que ele estava quase à
morte. Enfim esse servo era um paralítico que sofria
muito ou era um doente que estava à morte? O centurião
falou pessoalmente com Jesus ou enviou alguns anciãos
dos judeus para pedir-lhe a cura do seu servo?
Quantos eram os possessos de Gádara ou será
de Gérasa?
Mt 8,28: Tendo ele chegado à outra margem,
á terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados,
saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém
podia passar por aquele caminho.
Mc 5,1-3: Entrementes
chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos.
Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um
homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros,
e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo.
Lc 8,26-27:
Então rumaram para a terra dos gerasenos, fronteira da
Galiléia. Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu
encontro um homem possesso de demônios que, havia muito,
não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém
vivia nos sepulcros.
Mateus afirma tratar-se de
dois endemoninhados, ao passo que Marcos e Lucas dizem ser apenas
um, afinal quantos eram? Pueril a explicação de
que todos eles estão corretos usando do argumento de
que onde há dois tem sempre um e que os narradores não
disseram que havia apenas um, é fantástico como
apresentam respostas ridículas para se safarem. Só
que se esqueceram que a alternativa do “apenas”
também serviria para o caso em que foi dito, dois, já
que também não se afirmou apenas dois. Mateus
coloca o episódio como acontecido em Gádara, enquanto
que Marcos e Lucas citam Gérasa. Consultado o dicionário
bíblico encontramos que Gádara é uma cidade
da Decápole, hoje Umm Qeis, na Transjordânia, 10
km ao sudeste do lado de Tiberíades e Gérasa,
também na Transjordânia, está numa rota
de Amã para o norte, hoje Djerash. Calculando-se pelo
mapa, distam, uma da outra, em cerca de 43 km.
Houve dificuldade em levar o paralítico à
presença de Jesus?
Mt 9,1-2: Entrando Jesus num barco, passou
para a outra banda, e foi para a sua própria cidade.
E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito.
Mc 2,1-4: Dias
depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que
ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos
que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes
a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico,
levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se
dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no
ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura,
baixaram o leito em que jazia o doente.
Lc 5,17-19:
Ora, aconteceu que num daqueles dias, estava ele ensinando,
e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da lei, vindos
de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de
Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.
Vieram então uns homens trazendo em um leito um paralítico;
e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus. E não
achando por onde introduzi-lo por causa da multidão,
subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos,
para o meio, diante de Jesus.
Na narrativa de Mateus o paralítico
é levado a Jesus, deixando a entender que não
houve nenhum obstáculo para isso. Mas, Marcos e Lucas,
dizem que tiveram que descer tal paralítico do telhado,
pois a multidão não deixava que o levassem a Jesus.
Mateus diz que Jesus chegou à sua cidade. Seria Nazaré?
Marcos diz ser Cafarnaum. Quanto a Lucas, ele não diz
em qual cidade.
Filha de Jairo já havia morrido?
Mt 9,18: Enquanto estas cousas lhes dizia,
eis que um chefe, aproximando-se, o adorou, e disse: Minha filha
faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a tua mão,
e viverá.
Mc 5,22-23:
Eis que se chaga a ele um dos principais da sinagoga, chamado
Jairo, e, vendo-o, prostra-se a seus pés, e insistentemente
lhe suplica: Minha filhinha está à morte; vem,
impõe as mãos sobre ela, para que seja salva,
e viverá.
Lc 8,41-42:
Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga,
e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse
até a sua casa. Pois tinha uma filha única de
uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as
multidões o apertavam.
Diferentemente de Marcos e
Lucas que dizem que a filha de Jairo estava quase morrendo,
Mateus já a tem como morta. Aqui não adiante apelar
que morreu depois, pois todos os relatos iniciam colocando Jairo
prostrado aos pés de Jesus.
O possesso era cego e mudo ou só mudo?
Mt 12,22: Então lhe trouxeram um endemoninhado,
cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.
Lc 11,14: De
outra feita estava Jesus expelindo um demônio que era
mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou
a falar; e as multidões se admiraram.
Mateus diz ser o homem cego
e mudo, mas Lucas diz tratar-se apenas de um mudo o que estava
possesso.
Os cegos de Jericó, quantos eram?
Mt 20,29-30: Saindo eles de Jericó,
uma grande multidão o acompanhava. E eis que dois cegos,
assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus
passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão
de nós!
Mc 10,46-47:
E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó,
juntamente com os discípulos e numerosa multidão,
Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à
beira do caminho. E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se
a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Lc 18,35-38:
Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava
um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou
o que era aquilo. Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.
Então ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão
de mim!
Aqui temos Mateus dizendo que
eram dois cegos em contradição com Marcos e Lucas
que afirmam ser apenas um. Por que somente Marcos identifica
nominalmente quem era este cego? Se forem dois e alguém
disse um, faz dessa narrativa inverídica, se foi um e
disseram dois, acontece o mesmo, não há alternativa
lógica que explique isso. Só fanatismo cego para
tentar explicar o inexplicável. Se alguém testemunhou
duas pessoas cometendo um crime e no depoimento, junto ao júri,
diz ter sido somente um, já que “onde há
dois, sempre há um, sem exceção!”,
ele além de mentiroso foi injusto, deixando condenar
somente um dos culpados.
Quem era a mulher com alabastro?
Mt 26,6-7: Ora, estando Jesus em Betânia,
em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher,
trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo,
que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à
mesa.
Mc 14,3: Estando
ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão,
o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com
preciosismo perfume de nardo puro, e, quebrando o alabastro,
derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus.
Lc 7,36-38:
Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus,
entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis
que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à
mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
e, estando por detrás, aos seus pés, chorando,
regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios
cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento.
Jo 12,1-3:
Seis dias antes da páscoa, foi Jesus para Betânia,
onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os
mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo
Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então
Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui
precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus
cabelos; e encheu-se toda a casa com perfume do bálsamo.
Mateus e Marcos relatam que
Jesus estava em casa de Simão, o leproso, e que uma mulher
havia derramado um vaso de alabastro em sua cabeça, não
identificando quem era ela. Só que João diz que
a mulher era Maria a irmã de Lázaro, que o fato
acontecia na casa de Lázaro e que ao invés de
jogar o perfume na cabeça, ela ungiu os pés de
Jesus. Se em Lucas temos que esta mulher é uma pecadora,
conseqüentemente ela não poderia ser Maria, a irmã
de Lázaro.
Quem carregou a cruz?
Mt 27,32: Ao saírem, encontraram um
cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe
a cruz.
Mc 15,21: E
obrigaram a Simão Cireneu, que passava, vindo do campo,
pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz.
Lc 23,26: E
como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado Simão,
que vinha do campo, puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para
que a levasse após Jesus.
Jo 19,17: Tomaram
eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua
cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota
em hebraico.
Mateus, Marcos e Lucas dizem
que o cireneu chamado Simão foi obrigado a carregar a
cruz de Jesus, enquanto que João diz que foi o próprio
Jesus quem levou a cruz.
O que aconteceu com
o bom ladrão?
Mt 27,38.44:
E foram crucificados com ele dois ladrões, um à
sua direita e outro à sua esquerda. E os mesmos impropérios
lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificado
com ele.
Mc 15,27.32:
Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita,
e outro à sua esquerda. Também os que com ele
foram crucificados o insultavam.
Lc 23,39-43:
Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo:
Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós
também. Respondendo-lhe, porém, o outro repreendeu-o
dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?
Nós na verdade com justiça, porque recebemos o
castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.
E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu
reino. Jesus lhes respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás
comigo no paraíso.
Jo 19,18: Onde
o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus
no meio.
Não fugindo das narrativas,
para justificar essa contradição, temos que Mateus,
Marcos e João nada relatam sobre qualquer diálogo
entre os três crucificados. Os dois primeiros, ou seja,
Mateus e Marcos, dizem que eles estavam, isto sim, entre os
que escarneciam de Jesus. Só Lucas diz que Jesus teria
dito para um deles que “hoje estarás comigo no
Paraíso”. Ora, se Jesus, três dias após
sua morte, ainda não tinha subido ao Pai como ele poderia
ter afirmado ao “bom ladrão” que hoje estarás
comigo, ou seja, justamente no dia de sua morte na cruz? Também
não deixa de ser estranho isso já que Jesus negou
a uma mãe - a mulher de Zebedeu - um lugar à sua
direita e outro à sua esquerda, para seus dois filhos,
alegando que só ao Pai cabe fazer isso (Mt 20,20-23).
Como agora ele promete algo ao “bom ladrão”,
que nem mesmo se arrependeu confessando os seus pecados, mas
apenas reconheceu que ele e seu companheiro tinham motivos para
serem condenados enquanto que Jesus não?
As mulheres junto a sepulcro
Mt 28,1-3:
Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana,
Maria Madalena e a outra Maria foram ver a sepultura. De repente
houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do
céu e, aproximando-se, retirou a pedra, e sentou-se nela.
Sua aparência era como a de um relâmpago, e suas
vestes eram brancas como a neve.
Mc 16,1-5:
Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe
de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo
de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao nascer do
sol, elas foram ao túmulo. E diziam entre si: "Quem
vai tirar para nós a pedra da entrada do túmulo?"
Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a
pedra já havia sido tirada. Então entraram no
túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido
de branco. E ficaram muito assustadas
Lc 24,1-4:
No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram
ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado.
Encontraram a pedra do túmulo removida. Mas ao entrar,
não encontraram o corpo do Senhor Jesus, e ficaram sem
saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas
brilhantes, pararam perto delas.
Jo 20,1.11-12:
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo
de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu
que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Maria tinha
ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda
chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu
então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o
corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro
nos pés.
Afinal quais mulheres foram ao túmulo?
Mateus - Maria
Madalena e outra Maria
Marcos - Maria
Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé
Lucas –
mulheres sem especificar
João
– Maria Madalena
Afinal quem retirou a pedra do sepulcro?
Mateus –
o anjo retirou a pedra
Marcos –
a pedra já havia sido retirada, não diz por quem.
Lucas –
encontraram a pedra removida, sem dizer que a retirou.
João
– a pedra havia sido retirada, ninguém foi apontado
como responsável
Afinal foram vistos um ou dois anjos, um ou dois homens?
Mateus –
um anjo com vestes brancas como a neve
Marcos –
um jovem vestido de branco
Lucas –
dois homens com roupas brilhantes
João
– dois anjos vestidos de branco
O testemunho de Jesus tem ou não valor?
Jo 5,31: [Jesus]
"Se eu dou testemunho de mim mesmo, meu testemunho não
vale".
Jo 8,14: "Jesus
respondeu: ‘Embora eu dê testemunho de mim mesmo,
o meu testemunho é válido,...’"
Uma passagem entra em contradição
com a outra, assim ficamos sem saber se o testemunho de Jesus
é válido ou não. Sempre haverá os
que tentam explicar isso, sofistas não faltarão.
Conclusão
Embora ainda venhamos a encontrar
muitos defensores da inerrância bíblica, em sã
consciência não há como admitir tamanho
absurdo. Somente fundamentalistas se agarram a isso, pensando,
esses pobres coitados, que Deus tem mais valor se a Bíblia
refletir suas palavras. Só que o que acontece é
exatamente o contrário, pois admitir que ela seja totalmente
de inspiração divina é atribuir incoerência
a quem lhe deu origem. Valorizar a Deus é, a contragosto
de muitos, demonstrar que a Bíblia é fruto do
pensamento humano (joio) misturado com inspiração
divina (trigo), cabe a nós, usar o bom senso e a lógica,
para separar um do outro. É chegado o tempo da colheita,
e precisamos, para salvar o que há de bom nela, identificar
o joio que foi semeado junto ao trigo. São chegados os
tempos da verdade, aquela preconizada por Jesus: a que liberta.
Oportuno retomarmos o pensamento de S.
Jerônimo: “A
verdade não pode existir em coisas que divergem”.
Dez/2005