Jáder Sampaio

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“Vós sois o sal da terra. Se, porém, o sal tornar-se insosso, com que se salgará?”
Mateus 5:13
Tradução de Haroldo Dutra

 

 

A passagem é bastante conhecida. Faz parte do chamado Sermão da Montanha e é a primeira instrução após as bem-aventuranças. Ao reler para
escrever este comentário, veio-me à mente a seguinte questão: para quem Jesus dirigiu esta afirmação?

Imaginava que Jesus estava pregando à multidão referida no primeiro versículo mas, após uma leitura cuidadosa, apesar da menção à turba, entende-se que Jesus estava instruindo os seus discípulos mais próximos. Veja a passagem abaixo:

“Vendo as turbas, subiu ao monte. Após assentar-se, aproximavam-se dele os seus discípulos e, abrindo sua boca, os ensinava, dizendo:”
Mt 5:1-2

Haroldo Dutra explica através do rodapé de sua tradução que assentar-se era a postura do sábio hebreu quando desejava ensinar algo aos discípulos. Ele também anota que “abrir sua boca” é uma expressão usada para significar um discurso formal, comunicação solene ou confidencial. Fica então compreensível que Jesus ensinava aos discípulos, por isso ele teria dito que eles são o “sal da terra” e a “luz do mundo”. Nos dias de hoje, pode-se entender que este convite se estende a quem quer que assuma o lugar de discípulo, de aprendiz.

Por que “sal da terra”?

O sal tinha diversas utilidades nas sociedades da época de Jesus. Era utilizado para o pagamento dos soldados romanos, de onde vem a palavra salário, tão utilizada em nosso idioma pátrio. Em uma época sem geladeiras e em lugares sem gelo, as carnes eram conservadas para consumo posterior com o sal, que absorvia o líquido capaz de fazer proliferar vida microscópica, tornando a carne seca e salgada. O sal também é tempero conhecido. Dá sabor aos alimentos sob seu toque com poucas pitadas. Uma quantidade ínfima do sal tempera porções generosas de alimento.

Pedro de Camargos, vulgo Vinícius, publicou dois artigos sobre este versículo do Sermão da Montanha (1). Em ambos, ele destaca o caráter incorruptível do sal, ou seja, sua preservação das propriedades em diferentes meios. Assim compara o sal ao cristão:

“bom no meio dos maus; justo no meio da iniquidade; probo no meio dos desonestos; prudente no meio dos insensatos; humilde no meio dos orgulhosos; altruísta no meio dos egoístas; sincero no meio dos hipócritas; fiel no meio dos infiéis; resignado no meio dos revoltados; pacífico no meio dos belicosos; virtuoso, numa palavra, no meio de todos os vícios e de todas as paixões.”
Vinícius, 1979b, p.190

O último comentário diz respeito ao sal que se torna insosso, ou seja, insípido, sem sabor. Haroldo Dutra comenta que a palavra grega deve ter sido
traduzida do aramaico, TFL. No aramaico, a palavra tem um duplo sentido, que Jesus particularmente gostava de empregar. Ela significa ao mesmo tempo estar sem sal ou falar insensatamente, tornar-se tolo.

Jesus, portanto, instruía os discípulos sobre o seu papel no mundo e possivelmente chamava a atenção para o que diziam e faziam, uma vez que sua vida se tornaria uma referência dos ensinos do rabi. Dá o que pensar entre nós, espíritas, nos dias de hoje.

 

Nota:

(1) Vinícius. Em torno do mestre. 4 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1979a. Vinícius. Nas pegadas do mestre. 5 ed. Rio de Janeiro, FEB, 1979b.

 

por Jáder Sampaio
Psicólogo, professor, conferencista dos Ciclos Básicos e Reuniões Publicas do Grupo Scheilla

 

Fonte: http://www.gruposcheilla.org.br/pages/acesso/acontece/ofraternista/fraternista70.pdf

 

 

 

 

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