Espiritualidade e Sociedade





Sandra Jacqueline Stoll

>      Encenando o invisível: a construção da pessoa em ritos mediúnicos e performances de "auto ajuda"


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Sandra Jacqueline Stoll
>   Encenando o invisível: a construção da pessoa em ritos mediúnicos e performances de "auto ajuda"

 

 

Sandra Jacqueline Stoll é professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do NAU (Núcleo de Antropologia Urbana da USP) e coordenadora do Nuarp (Núcleo de Arte, Ritual e Performance da UFPR). É autora de Espiritismo à brasileira (Edusp/Orion, 2003).

 

 

RESUMO

O estudo etnográfico aqui realizado envolve um caso peculiar de experiência mediúnica: trata-se do "teatro de auto-ajuda", uma espécie de teatro-ritual, criado pelo médium de origem kardecista Luiz Antonio Gasparetto. Promovendo relações inusitadas entre o exercício da mediunidade e a produção cênica, de sua prática emergem inovações na performance ritual da mediunidade, questão que apenas começa a ser aquilatada no que se refere ao "campo religioso espírita".

Dentre os temas abordados se destaca a reinterpretação do modelo de virtudes cristãs associado à matriz espírita/católica, principal alvo do ideário e práticas de "auto-ajuda", mais afeitas aos valores da sociedade de consumo. Nessa perspectiva, discute-se a noção de pessoa, cuja construção é apreendida tal como elaborada no contexto do tipo de performance analisado.

 

 


>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

 

(trecho inicial)

 

Na sociedade brasileira, o sagrado é um campo privilegiado de figuração e produção de experiências de identidade e alteridade. A idéia de "cidades em transe", proposta por Reginaldo Prandi (1991), traduz a centralidade de um modo cultural de produção dessas experiências: o transe, a mediunidade e a possessão são fenômenos correntes em várias modalidades religiosas brasileiras como o candomblé, a umbanda, o pentecostalismo, o espiritismo e outros grupos, onde os "guias", "entidades", o Espírito Santo, orixás e espíritos se comunicam, se manifestam, "sobem ou descem" diariamente, "assumindo as rédeas" ou "tomando posse" de sujeitos empíricos.

Apreender a noção de pessoa nesse contexto, tendo como referencial e contraste a noção de indivíduo ocidental, tem sido um desafio enfrentado por vários antropólogos (Goldman 1987; Cavalcanti 1983; Velho 1994; Augras 1995, dentre outros). Neste artigo, o tema é abordado a partir da análise de um estudo de caso em que se consorciam de uma forma particular o exercício da mediunidade e a performance cênica teatral no sentido estrito. Refiro-me ao "teatro de auto-ajuda", uma espécie de teatro-ritual criado pelo médium de origem kardecista, Luiz Antonio Gasparetto. Trata-se de um caso atípico que suscita a comparação entre o transe e o teatro como formas de produção de experiências de identidade e alteridade.

Como ponto de partida e referência para a abordagem do tema, retomo a seguir análises de outros autores sobre a prática do transe, mais especificamente a discussão sobre como, em determinados contextos mediúnicos, estrutura-se a relação entre ator e personagem.

 


>  continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

 

Fonte: - https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872009000100002
STOLL, Sandra Jacqueline. Encenando o invisível: a construção da pessoa em ritos mediúnicos e performaces de "auto ajuda". Relig. soc., Rio de Janeiro , v. 29, n. 1, p. 13-29, 2009.
Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872009000100002&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Oct. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-85872009000100002.


 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual