Espiritualidade e Sociedade



Ian Stevenson; Francis Story

>   Um Caso do Tipo Reencarnação no Ceilão: O Caso de Disna Samaras

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Ian Stevenson; Francis Story
>   Um Caso do Tipo Reencarnação no Ceilão: O Caso de Disna Samaras

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

(trecho inicial)

 

Um Caso do Tipo Reencarnação no Ceilão: O Caso de Disna Samaras
Um Caso do Tipo Reencarnação no Ceilão: O Caso de Disna Samarasinghe

Journal of Asian and African Studies, 5:4 (1970:Oct.) p.241

University of Virginia School of Medicine, Charlottesville, Virginia, U.S.A.

Tradução: Vitor Moura Visoni

Introdução

Casos sugestivos de reencarnação ocorrem em muitos diferentes países do mundo. São encontrados na Europa e na América do Norte, e relatos de casos europeus e norte-americanos estão em preparação. São, entretanto, encontrados mais abundantemente em muitos países da Ásia. Durante os sete anos passados estudamos 28 casos do tipo reencarnação no Ceilão. Já publicamos quatro relatos de casos deste tipo, e muitos outros relatos de casos estão em preparação. Um de nós escreveu um artigo resumindo as principais características dos casos do tipo reencarnação no Ceilão e em outro artigo os casos cingaleses foram comparados àqueles encontrados na Turquia e entre os índios Tlingit do Alasca.

O relatório do presente caso é apresentado aqui para trazer um caso bastante típico da espécie à atenção de leitores não familiarizados com os estudos especiais da parapsicologia ou Budismo nos quais, até agora, todos os relatórios de casos cingaleses sugestivos de reencarnação foram publicados. Nós não esperamos que o caso presente nem, no que diz respeito, qualquer outro único caso, force qualquer interpretação particular dos dados apresentados, mas esperamos que os leitores serão suficientemente estimulados por este relato de caso de modo que desejem ler outros relatórios de casos semelhantes ao publicado e em preparação.


Métodos de Investigação

Os métodos usados na investigação do caso presente seguiram aqueles esboçado em detalhe em outra parte e nós portanto não os descreveremos plenamente aqui. Basta dizer que nossa prática é entrevistar tantas testemunhas quanto possível primeiro na aldeia ou povoado do sujeito e então no local onde ele (ou ela) alega ter vivido. Fazemos detalhadas notas de todo o testemunho enquanto as testemunhas conversam. Tanto quanto possível, tentamos entrevistar os informantes separadamente de modo que eles não contaminem as memórias um do outro nem tendam a harmonizar suas narrações falsamente. Verificamos as declarações de uma testemunha contra as de outras e contra ao que ela disse em outra ocasião se entrevistamo-la mais de uma vez. Nós então comparamos as declarações e comportamento atribuídos ao sujeito (ou expressado por ele a nós diretamente) com os correspondentes acontecimentos informados para a personalidade morta que o sujeito alega ter sido. Em resumo, nossos métodos de investigação e de análise são aqueles de advogados, historiadores, e psiquiatras que tentam reconstruir o melhor que podem o que aconteceu durante os particulares acontecimentos passados.
Um componente importante de nossos dados consiste em observações do comportamento não verbal das testemunhas e particularmente dos sujeitos dos casos enquanto falam sobre os vários detalhes. Estes elementos não verbais de comportamento dão indícios valiosos quanto à fiabilidade das testemunhas e também quanto às emoções, freqüentemente muito fortes, que estes casos geram nos participantes por várias razões. Os casos desta espécie não consistem só das declarações atribuídas e reconhecimentos da criança, mas também das evidências mostradas pela criança do comportamento apropriado para a personalidade morta.

Daremos a seguir um resumo curto deste caso e de sua investigação e então introduziremos o leitor a seus participantes e testemunhas principais.

 

* continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Leiam de Ian Stevenson:
seta dupla verde claro direita  Metade de uma carreira com a paranormalidade
seta dupla verde claro direita  Metade de uma carreira com a paranormalidade - autobiografia
seta dupla verde claro direita  Características dos Casos do Tipo Reencarnação entre os Igbos da Nigéria
seta dupla verde claro direita  O caso "perfeito" de Reencarnação
seta dupla verde claro direita  Crianças americanas que reivindicam lembrar de vidas passadas
seta dupla verde claro direita  Entrevista para a Revista Internacional de Espiritismo – Março/1972

Stevenson, Ian; Haraldsson, Erlendur
seta dupla verde claro direita  The Similarity of Features of Reincarnation Type Cases over Many Years: A Third Study

Stevenson, Ian; Story, Francis
seta dupla verde claro direita  Um Caso do Tipo Reencarnação no Ceilão: O Caso de Disna Samaras

 

 


topo