Espiritualidade e Sociedade





Alberto Pereira dos Santos

>   Introdução à Geografia das Religiões

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Alberto Pereira dos Santos
>    Introdução à Geografia das Religiões

 


Resumo:

Este artigo procura enfocar o tema da religião na produção geográfica acadêmica e sua importância para a compreensão da pluralidade religiosa no espaço social. Tem como objetivo principal chamar a atenção dos geógrafos para a análise do espaço das religiões, sobretudo no Brasil, onde as religiões desempenharam um importante papel na formação histórico-cultural e, na atualidade, vêm conquistando cada vez mais espaço na sociedade brasileira.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

(trecho inicial)

 

1. Tolerância religiosa e etnocentrismo

O cenário internacional, perante os recentes atentados terroristas nos EUA, Nova York e Pentágono em 11/09/2001, sugere releitura da tese Choque das Civilizações, defendida por HUNTINGTON (1994). O contexto histórico é propício à pesquisa, ao debate e à reflexão a respeito da Geografia das Religiões e, sobretudo a reflexão a respeito do que é tolerância religiosa e etnocentrismo. Nesse sentido, apresentamos o presente artigo que é parte integrante do primeiro capítulo de minha dissertação de mestrado: Geografia do (in)visível: o espaço do kardecismo em São Paulo.

Por tolerância entende-se a capacidade de admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferente dos de um indivíduo ou de grupos determinados, sejam grupos políticos ou religiosos. Tolerância é a capacidade de aceitar o outro, sobretudo quando este é estranho, exótico, diferente daquilo que conhecemos e aceitamos como certo, normal ou verdadeiro.

Mas para que haja a tolerância, é fundamental o conhecimento do outro que é diferente de nós. Geralmente, a intolerância é a expressão do preconceito em relação ao outro que é diferente. O preconceito também é fruto do desconhecimento ou de um deturpado ou falso conhecimento da realidade do outro.

(...)

2. A geografia sem religião

Na história do pensamento geográfico, o tema da religião foi relativamente marginalizado. Por um lado, a Geografia Tradicional, sob a forte influência do positivismo geográfico, foi responsável, em parte, pelo desinteresse dos geógrafos - salvo raras exceções - em relação ao fenômeno religioso. Por outro lado, a Geografia Marxista negligenciou a dimensão geográfica das religiões no espaço social.

(...)

Tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista (com raras exceções) negligenciaram a dimensão sensível do homem de percepção do mundo. A primeira, por negar o conhecimento subjetivo; a segunda, por rotular de alienação toda e qualquer relação afetiva ou simbólica do homem com a natureza.

(...)

3. A religião na Geografia

Na Geografia, o tema da religião foi pouco explorado, comparado a outros temas, como o urbano e o rural, a indústria e o comércio, a política e a gestão do território, etc. Todavia, há algumas contribuições de geógrafos - europeus e brasileiros - que se preocuparam com o estudo geográfico das religiões.

(...)

4. O espaço das religiões: entre o visível e o invisível

Se pretendemos, enquanto geógrafos, compreender, explicar e transformar o mundo a partir da Geografia, acreditamos que o espaço das religiões torna-se indispensável nesse processo de conscientização e construção da cidadania, uma vez que a religiosidade e as religiões são elementos integrantes do espaço geográfico.

 

* continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar



* * *

 

Alberto Pereira dos Santos - Doutor e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 


Fonte: GEOUSP _ Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 11, 2002 - pp.21-33, 2002

 

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual