Espiritualidade e Sociedade





Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos, Luciana Farias

>   Uma revisão na história da 5a edição de A Gênese Parte I - Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos, Luciana Farias
>    Uma revisão na história da 5a edição de A Gênese Parte I - Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869


Recebido em 06 de Setembro de 2020, publicado em 06 de Dezembro de 2020.

Como citar: A. R. Jr., C. S. Bastos, L. Farias, Jornal de Estudos Espíritas 8, 010209 (2020), DOI: 10.22568/jee.v8.artn.010209.

 

Resumo:

Última obra de Allan Kardec, A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo foi lançada em 1868 e “revista, corrigida e aumentada” em sua 5a edição. Desde então, o texto atualizado desta obra foi amplamente difundido tanto no original quanto em traduções em diversas línguas.

Na Argentina, após ser disponibilizada em 2010 uma tradução para o espanhol com base no texto atualizado, foi levantada uma suspeita de que esta edição não conteria o texto definitivo escrito por Kardec, o que levou a uma investigação acerca da questão: qual o texto definitivo de A Gênese?

A conclusão, apresentada em 2017, defende a seguinte tese: o texto definitivo é o da 1a edição (da 2a à 4a edição, o conteúdo é idêntico ao da 1a), pois a atualização não foi elaborada pelo autor em vida, se tratando portanto de uma adulteração póstuma, publicada em 1872, com modificações significativas em alguns conteúdos doutrinários.

A partir da descoberta de um exemplar da 5a edição atualizada da obra, datado de 1869, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental, conduzida de forma colaborativa, na qual foram encontradas evidências que corroboram a hipótese mais provável de que Allan Kardec é o autor desta edição, consequentemente apontando-a como sendo o texto definitivo.

Este artigo, que é a primeira parte de uma série de estudos sobre os eventos em torno da história da publicação da 5a edição de A Gênese, apresenta eventos referentes à impressão e à publicação da 5a edição em 1869, sugerindo que: i) o texto desta edição já tinha sido concluído por Kardec em setembro de 1868; ii) sua impressão foi solicitada em fevereiro do ano seguinte; e iii) o período mais provável para sua publicação foi entre abril e maio, sob os cuidados de Amélie Boudet, sucessora do marido e legalmente responsável por concluí-la.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-8---2020/resumo-art-n-010209
- Jornal de Estudos Espíritas 8, 010209 (2020) - (14 pgs.) -





topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual