Espiritualidade e Sociedade





Pedro Piccoli - Christiane Kleinübing Godoi

>    Motivação para o trabalho voluntário contínuo: uma pesquisa etnográfica em uma organização espírita

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Pedro Piccoli* - Christiane Kleinübing Godoi**
>    Motivação para o trabalho voluntário contínuo: uma pesquisa etnográfica em uma organização espírita


* Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
** Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI – Florianópolis/SC/Brasil.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Resumo

 

Este trabalho tem por objetivo compreender os fatores que influenciam a motivação para o trabalho voluntário contínuo em um núcleo espírita localizado no sul do Brasil. O estudo foi conduzido por meio do método qualitativo, com a utilização da estratégia da pesquisa etnográfica. Foram utilizadas técnicas de observação participante e entrevista em profundidade, além da consulta a documentos e informações dos dirigentes. Para análise e categorização do material, utilizou-se um modelo analítico desenvolvido por Penner (2002), composto por características demográficas, categorias disposicionais, categorias organizacionais e identidade do papel voluntário. Constatou-se que as características demográficas não influenciam o voluntariado contínuo. No entanto, determinadas categorias disposicionais - crenças e valores pessoais, personalidade pró-social e motivos relacionados a voluntariado - denotam influenciar o fenômeno estudado. Quanto às categorias organizacionais, concluiu-se que os atributos e práticas organizacionais, também, influenciam o voluntariado contínuo. Não ficou evidenciado se o relacionamento com a organização influencia o voluntariado contínuo.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 



* * *

 

 

Fonte: o&s - Salvador, v.19 - n.62, p. 399-415 - Julho/Setembro - 2012
www.revistaoes.ufba.br

PICCOLI, Pedro; GODOI, Christiane Kleinübing. Motivação para o trabalho voluntário contínuo: uma pesquisa etnográfica em uma organização espírita. Organ. Soc., Salvador , v. 19, n. 62, p. 399-416, Sept. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000300002&lng=en&nrm=iso>. access on 03 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000300002.

 

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual