Espiritualidade e Sociedade





Rogério Miguez


>    O suicídio e o 5º Mandamento

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Rogério Miguez
>   O suicídio e o 5º Mandamento

 

 

Oferecido ao conhecimento da Humanidade há mais de três milênios, o conjunto dos Dez Mandamentos permanece como guia para o homem conduzir-se com relativa segurança no âmbito das sociedades de que participa, norteando a sua conduta por excelentes princípios morais e éticos.

Contudo, o alcance destes postulados divinos é limitado; sabemos que há outros, bastando considerar o significado de pecado sugerido pela Doutrina Espírita para dar-se conta desta realidade. Em resumo: o pecado é qualquer transgressão a qualquer princípio divino, não se limitando apenas aos atos contrários ao ordenamento divino (fazer), mas também incluindo o deixar de fazer, porquanto quem não faz todo o bem possível, comete igualmente um ato mau; e mais: abrange as palavras e pensamentos distanciados do bem.

Depreende-se deste entendimento estarem os Dez Mandamentos contidos nesta proposta espírita, pois ela alcança inúmeras outras situações e condutas. Nada obstante, para aquela época, a abrangência das propostas de Moisés era perfeitamente adequada ao grau de entendimento do povo. Muito ainda havia por ser revelado, no entanto, a verdade deve ser dita ou revelada de acordo com o grau de compreensão do aprendiz, proporcionalmente à capacidade de percepção do educando.

Um destes Mandamentos, em particular o 5º, recebe dos menos atentos, entendimento muito restrito quando consideram a sua literal aplicação, contemplando o “Não matar” apenas o seu semelhante. Interessante observar, porém, que mesmo dentro desta limitada compreensão, muitos já vêm pecando sistematicamente ao aniquilar seus ditos inimigos e desafetos “justificando-se” inclusive por bandeiras religiosas. Um verdadeiro contrassenso.

 

* continue a ler - texto completo disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: texto enviado pelo autor em setembro/2020

 

 

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual