Espiritualidade e Sociedade





Paulo Gracino Junior

>    Para além da metáfora do mercado: uma análise não utilitarista da competição religiosa a partir de duas regiões de Minas Gerais

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Paulo Gracino Junior
>    Para além da metáfora do mercado: uma análise não utilitarista da competição religiosa a partir de duas regiões de Minas Gerais

 

 

 

Resumo

Este trabalho analisa a diversidade religiosa brasileira a partir das estratégias que suas diversas denominações empreendem para se adaptar às demandas sócio-culturais da sociedade contemporânea. Diversamente do que é postulado por alguns teóricos nos anos recentes, que adotam interpretações ligadas à escolha racional, não acreditamos que as análises de custo-benefício dêem conta do fenômeno religioso.

Pensamos que o processo de diversificação religioso brasileiro guarda estreita relação com as mudanças vividas pela sociedade nos últimos cinqüenta anos, bem como com as respostas dadas pelas instituições religiosas a esse novo contexto. Nesse sentido, acreditamos que a estrutura leve e menos burocrática das igrejas pentecostais consegue se adaptar melhor à liquidez dos tempos atuais, respondendo de forma mais imediata à diversidade de demandas das populações em questão.

Atentaremos ainda para as respostas que o catolicismo tem dado ao crescimento evangélico, bem como às articulações entre ethos pentecostal e culturas locais. Tomamos como foco central de nossas atenções duas regiões do estado de Minas Gerais, Brasil, uma refratária ao pentecostalismo e outra em que o mesmo encontra significativa acolhida.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Paulo Gracino Junior, Universidade de Vila Velha

Doutorado em Sociología pela Universidade Estatal de Río de Janeiro (UERJ). Catedrático da Universidada de Vila Velha.

 

 

Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12749

DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.19964

GRACINO JUNIOR, P. Para além da metáfora do mercado: uma análise não utilitarista da competição religiosa a partir de duas regiões de Minas Gerais. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, SP, v. 13, n. 14, p. 13–41, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.19964. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12749.

 



* * *

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual