Com Allan Kardec a educação
se torna “incentivo para que cada ser imortal revele,
diante dos homens, a luz que traz em si por herança divina”.
As expressões artísticas ganham papel de destaque
porque trabalham para dar sentido à vida e facilitar a
compreensão do mundo social e espiritual. Despertando a
sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação
traz como meta a materialização do belo, aprimorando
sentimentos e direcionando impulsos, para zonas superiores da
vida eterna.
As manifestações artísticas mobilizam as
energias do bem e são capazes de conduzir ao autoconhecimento,
fazendo desabrochar a estética e a escala de valores.
Como o teatro e a literatura, a arte melódica, harmônica,
rítmica da música é capaz de chegar ao “fundo
da alma”, impulsionando-a para o alto, de modo que a aproxime
de campos vibracionais elevados. A arte conduz à libertação,
o espírito torna-se autor e personagem de sua própria
história. (1)
A cognição, o pensamento científico é
outro impulsionador da evolução. Paulo, o apóstolo,
recomendou: “que a vossa caridade abunde mais e mais
em ciência.” Filipensis, 1:9. E, ainda não
existia a Neurociência!
A música, por exemplo, tem a capacidade de evocar imagens
e sentimentos que não precisam ser refletidos. “Ah
se eu acordasse todo dia com o seu bom dia, de tanto café
na cama faltariam xícaras.” As variações
sonoras são identificadas pelos lobos frontais, como fonte
de prazer. Com os lobos frontais enriquecidos pelos neurotransmissores
“o preto e branco tem cor, a vida tem mais humor e pouco
a pouco o vazio se completa.”(2)
Nessa hora, a glândula pituitária acorda o
hipotálamo, há liberação da ocitocina,
que estimula o afeto, produz tranquilidade, reduz o medo, a ansiedade
e a fobia.
Com alta empatia estão maximizadas as áreas medianas
e laterais do córtex pré-frontal nas quais decodificamos
informações sociais. (3)
Com a Ciência Espírita, quando perdemos o medo da
morte, estamos iniciando a maestria, virtuosidade, na arte de
viver. A ciência será com consciência mais
que desperta, lúcida. Empatia e conduta moral do pesquisador
são fatores primordiais, neste novo campo do conhecimento.
Nas ciências exatas o estado moral do cientista não
tem a menor interferência no andamento da experiência.
Respeitado o método requerido, um cientista ético
e um canalha chegarão às mesmas conclusões.
No estudo dos fenômenos psíquicos é diferente.
O pesquisador espírita deve ter claro que é um dos
elementos essenciais da pesquisa e que não haverá
condições para uma “neutralidade axiológica”
absoluta, como nas “ciências exatas”. (4)
Subindo degraus na escala da evolução a pessoa
não mais retorna a patamares inferiores, tornando-se capaz
de produzir boas obras, mesmo quando colocada em situações
de doloroso desconforto. Existem numerosos exemplos dos que souberam
tirar proveito dos atos que os constrangeram.
Os nazistas invadiram a Áustria em 1938. Aprisionaram o
médico em setembro de 1942. Viktor Frankl tinha um consultório
de Neurologia e Psiquiatria em Viena. Somente em 27 de abril de
1945 foi libertado pelas tropas norte-americanas.
No cárcere vivenciou sofrimento extenuante. Passou pelos
campos de concentração de Auschwitz, Kaufering e
Türkheim. Ele trabalhou em escavações, túneis
e construções de ferrovias. Nas horas “de
folga”, fazia análise psicológica de prisioneiros
e carcereiros e escreveu um livro. (5)
Lembro outro sofrimento extenuante. Na década de 1980,
José Salomão Mizrahy me pediu um texto para a Revista
O Reformador. Não poderia imaginar que a ele retornaria
em 2020, nos dias de pandemia.
Em 1883, Klebs e Löeffler demonstraram que a dor de garganta
com prostração severa na difteria era ocasionada
por uma bactéria. Alguns anos depois, Roux e Yersin conseguiram
neutralizar o veneno, com a produção do soro antidiftérico.
Com Ramon veio em seguida a produção da vacina.
Como será com o COVID-19? (6)
Naquele século, antes de 1890 vamos encontrar um médico
extenuado com o sofrimento da filha, falência cardíaca
e asfixia. A doença repousa principalmente na ação
de uma exotoxina, um veneno bacteriano. Um adulto portador assintomático
provavelmente tinha passado a bactéria para ela. (7)
Aquele pai-médico com profunda dor na alma, não
aguentava mais ver o sofrimento de sua filha. Ele sabia que estavam
pesquisando um antídoto para o veneno. Entrou em contato
e esperou resposta.
As horas se arrastavam e o sofrimento da filha aumentava. Sentia-se
responsável. Em sua mente um pensamento falava em eutanásia
libertadora. Momento de decisão. Na tela mental: “é
vedado utilizar, em qualquer caso meios destinados a abreviar
a vida do paciente. Ainda que a pedido deste ou de seu responsável
legal.” Estava sob dor extenuante e sem esperança.
Dor maior do que abreviar a vida da filha foi receber depois o
pacote com a mensagem que dizia: “segue o soro, Roux descobriu
o antídoto”.
Relatamos um caso de menina que morreu no Hospital Universitário,
mesmo após a administração do antídoto,
antitoxina. (8)
A dor da equipe foi muito grande. O hospital detinha na época
a maior casuística do mundo de implante de marca-passo
em miocardite diftérica. Muito triste implantar marcapasso
por causa de uma doença onde existe vacinação
preventiva. (9)
Estabelecer um serviço de imunização infantil
eficaz e permanente é, para qualquer país, dar um
passo adiante no sentido do desenvolvimento social e econômico;
estabelecer-se uma campanha nacional permanente de evangelização
infanto-juvenil é anunciar a era nova.
Ante o COVID-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos
da prece. (10)
Entrego-me em tuas mãos, Senhor, confio que Tua solução
será o melhor para mim, por isso aceito, que seja feita
a Tua Vontade e não a minha. Por me socorreres, agradeço-Te
antecipadamente. (11)
*
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2. https://www.youtube.com/watch?v=vaXCSYva2FM
3. https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2019/07/23/saudade-que-gosto-de-ter-artigo-do-escritor-espirita-luiz-carlos-formiga/
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https://issuu.com/merchita/docs/la_elevada_misi__n_de_la_ci__ncia_e
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Elevada_missao_da_Ciencia_Espirita-A_english.pdf
5. http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial.html
http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial_espanhol.html
http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial_ingles.html
6. Reformador (FEB), 99 (1823): 61-64, fevereiro, 1981.
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Vacinacao_desafio_da_urgencia.htm
https://issuu.com/merchita/docs/vacunaci__n_desafio_de_urgencia_dr_
7. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442001000400012
8. https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga-2019/
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2020/03/a-divida-e-duvida.html
9. Formiga,LCD. 1984. Marcando passo no último quartel
do século XX. Ciência e Cultura, 36(3): 482-489
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442001000400012
10.. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2020/03/ante-o-convid-19-empreguemos-disciplina.html
11. https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/10/02/ecologia-da-alma-pelo-escritor-espirita-luiz-carlos-formiga/
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Ecologia_da_alma.htm