Espiritualidade e Sociedade





Norbert Hans Christoph Foerster

>    Poder e política na Congregação Cristã no Brasil: um pentecostalismo na contramão

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Norbert Hans Christoph Foerster
>    Poder e política na Congregação Cristã no Brasil: um pentecostalismo na contramão

 

 

 

Resumo

Como nos seus tempos primordiais, a Congregação Cristã no Brasil continua se propagando pelas redes sociais pessoais e pelo culto como únicas estratégias de marketing. Ela mantém a regra que lideranças não podem ser candidatos políticos, e que nos cultos não se pode fazer propaganda por nenhum candidato ou partido.

Estes fatos demonstram que a CCB se mantém fora de algumas dinâmicas religiosas, culturais e sociais que atingiram praticamente todos os grupos religiosos contemporâneos e têm na sua ponta outros grupos pentecostais. A CCB continua sendo, portanto, o que os primeiros pesquisadores já afirmaram a seu respeito: um pentecostalismo sui generis. O presente trabalho analisa as relações de poder no interior deste grupo religioso, suas estratégias concorrenciais, sua falta de inserção na política partidária, e indaga quais dispositivos na sua memória e representações coletivas não permitem as mudanças que se operam nos outros grupos religiosos.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Norbert Hans Christoph Foerster
Universidad Metodista de São Paulo

 

 

 

Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13242

CHRISTOPH FOERSTER, N. H. Poder e política na Congregação Cristã no Brasil: um pentecostalismo na contramão. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, SP, v. 8, n. 8, p. 121–138, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.2296. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13242.

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual