Espiritualidade e Sociedade





Sérgio Baetta Ferreira

>   As cirurgias espirituais no contexto espírita paulista e a edificação hospitalar do Instituto Medicina do Além

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Sérgio Baetta Ferreira
>    As cirurgias espirituais no contexto espírita paulista e a edificação hospitalar do Instituto Medicina do Além

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlospara obtenção do título de mestrado em sociologia.
Orientador: Prof.Dr. André Ricardo de Souza
São Carlos-SP - 2020


* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Resumo

Os tratamentos destinados para a saúde, por meio da assimilação doutrinária e do recebimento de passe e água magnetizada, exercem papel central no espiritismo e são práticas já orientadas pelas federativas espíritas aos centros filiados. Em torno da via terapêutica espírita, existe também a “cirurgia espiritual ou mediúnica”, que é controversa no meio espírita, devido à conturbada trajetória de pessoas dedicadas a ela e às acusações de charlatanismo associadas a tal prática.

O presente texto salienta o trabalho que é realizado no Instituto de Medicina do Além (IMA), que tem a sua frente o médium João Berbel. A instituição situada na cidade de Franca, interior de São Paulo, realiza a cirurgia mediúnica e, além de orientar que essa terapia é complementar ao tratamento da medicina oficial, está edificando um hospital convencional. Assim, a pesquisa analisa o posicionamento de lideranças do segmento espírita paulista, vinculados à União das Sociedades Espíritas (USE) e à Associação de Médico-Espírita sobre a prática da cirurgia espiritual realizada por João Berbel, e examina de que maneira o processo de institucionalização do hospital da Caridade poderá ressignificar o dilema que permeia essa prática. Buscamos compreender como o movimento espírita na atualidade observa a cirurgia espiritual, destacando sobretudo o grau de aceitação e rejeição dessa prática.

Foi realizado um trabalho de campo no Instituto de Medicina do Além (IMA), no período entre os anos de 2017 e 2020. Além do trabalho de campo, para alcançar os objetivos desta pesquisa, foram retomados os principais médiuns de cura do século XX e como a prática da cirurgia tornou-se uma controvérsia no meio espírita. Baseamos os estudos na teoria weberiana de racionalização das esferas de valor (WEBER, 1982, 2000b) - no caso a religiosa – e na teoria desenvolvida por Pierre Bourdieu sobre a noção de campo e trabalho religioso (BOURDIEU, 1984).

Investigamos como ocorre a “cirurgia mediúnica” realizada pelo médium João Berbel frente ao IMA; examinamos os discursos que remetem à aceitação ou negação desta prática no meio espírita e, se há resistência, como elas ocorrem; além disso observamos como tais lideranças observam a edificação do empreendimento hospitalar; por fim buscamos compreender como ocorre a interação entre os tratamentos espirituais e a medicina paliativa, e quais as dificuldades enfrentadas pela instituição para consolidar o projeto hospitalar.

A pesquisa de campo evidenciou certo dilema no meio espírita diante da prática ‘cirúrgica’, em que, de um lado, o discurso dos membros da USE apontam certa reserva em relação à prática – sobretudo devido à ideia do carma – por outro lado, no relato das lideranças da AME, não foi mencionada a noção do carma e seus membros reconhecem a prática como terapia complementar recomendável. Soma-se a isso a presença de profissionais médicos que atuam em conjunto com o presidente da AME-Regional Franca na implementação da unidade hospitalar, fato que vem reforçar o reconhecimento em parte da prática diante do campo religioso espírita.

 

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

Fonte: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13281?show=full

FERREIRA, Sérgio Baetta. As cirurgias espirituais no contexto espírita paulista e a edificação hospitalar do Instituto Medicina do Além. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13281.

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual