Espiritualidade e Sociedade





Juan Cruz Esquivel

>   Igreja Católica e Estado na Argentina e no Brasil: notas introdutórias para uma análise comparativa

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Juan Esquivel
>    Igreja Católica e Estado na Argentina e no Brasil: notas introdutórias para uma análise comparativa

 

 

 

Resumo

O artigo se propõe caracterizar historicamente os traços duradouros que têm definido o modus vivendi entre o campo católico e o campo político na Argentina e no Brasil. Levando em conta que a radicação do catolicismo na região se guiou pelas premissas do regime do padroado e do modelo de cristandade, interessa analisar os processos que geraram tendências divergentes no desenho institucional do catolicismo nos dois países.

A especificidade da separação entre Igreja e Estado no Brasil, contrastada com a simbiose experimentada entre as duas esferas na Argentina, e as particularidades na gestação e desenvolvimento das Conferências Episcopais – entrosada na realidade social no caso brasileiro, ensimesmada na própria hierarquia no caso argentino – , erguem-se como momentos históricos significativos que ajudam a explicar os dissímeis caminhos assumidos pelas instituições eclesiásticas de ambos os países. Para além das disparidades enunciadas, o transcorrer histórico da interação Igreja-Estado refletiu um caráter ambíguo e contraditório.

Na justaposição entre uma gênese intrinsecamente a-religiosa do Estado e a procura de legitimidades extrapolíticas por parte das classes dirigentes, localizaremos os eixos da trama de conivências e desavenças entre dois campos irredutíveis, porém entrelaçados.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13283
- DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.2260



Juan Cruz Esquivel Pontifícia - Universidade Católica de São Paulo

ESQUIVEL, J. C. Igreja Católica e Estado na Argentina e no Brasil: notas introdutórias para uma análise comparativa. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, SP, v. 5, n. 5, p. 191–223, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.2260.

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual