Espiritualidade e Sociedade



Renato Costa

>    Adão e Eva - A História de Adão e Eva é Real?

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Renato Costa
>    Adão e Eva - A História de Adão e Eva é Real?


texto também disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

(trecho inicial)

A História de Adão e Eva é Real?


Vejamos, inicialmente, o que diz a Gênese bíblica, começando pela fala de Caim, após ser repreendido pelo Senhor devido ao fratricídio cometido.

4, 14. ... O primeiro que me encontrar matar-me-á. 15. ... O Senhor pôs em Caim um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. 16. Caim ... foi habitar na região de Nod, no oriente do Éden. 17. Caim conheceu sua mulher. Ela ... deu à luz Henoc. E construiu uma cidade ...

Por qual motivo teria Caim receio de que o matassem longe do Éden se, além dele, somente Adão e Eva habitavam a Terra? A única alternativa capaz de sustentar a hipótese de Adão e Eva terem sido o primeiro casal humano é supor que eles tivessem tido muitos outros filhos e que, por razão desconhecida, estes tivessem mudado anteriormente para as distantes regiões para onde Caim estava indo. A propósito, tal hipótese é utilizada por alguns irmãos de outras crenças na tentativa de justificar interpretações literais da Bíblia. O que torna frágil tal suposição, a nosso ver, é a total ausência de menção na Gênese a outros filhos que não os conhecidos. Ora, se tais supostos filhos tivessem sido agradáveis a Deus ou, pelo contrário, o tivessem desagradado, o motivo para sua mudança para longe do Éden constaria obrigatoriamente no relato bíblico, o que, definitivamente, não é o caso.

Essa ausência de registro bíblico poderia ser justificada dizendo-se que se deve tal fato a terem sido tais irmãos iniciadores de outras raças, sendo, portanto, sem importância para a tradição judaica. Uma leitura atenta do relato, no entanto, permite-nos facilmente contestar tal justificativa. Mesmo que a tradição omitisse o destino de outros filhos de Adão e Eva, jamais colocaria na boca do Senhor palavras sem sentido. No entanto, quando Caim demonstra preocupação em ser morto pelo “primeiro que me encontrar”, provando não saber quem poderia fazê-lo, o Senhor lhe assegura que ele não seria morto por “quem o encontrasse”. É evidente, tanto na fala de Caim quanto na resposta do Senhor, que Caim poderia encontrar, nas terras para onde ia, alguém que lhe era estranho, o que descarta a hipótese de que tal pudesse vir a ser um irmão seu.

Não bastasse o raciocínio acima, o texto fornece outra informação interessante que nos corrobora a interpretação. Diz o relato que Caim construiu uma cidade para morar com esposa e filho. Ora, se fosse para morar apenas com a mulher e o filho bastaria ter levantado uma casa. Se Caim construiu uma cidade é porque, na região para onde foi, existiam muitas pessoas e, por ser ele, dentre todos, o mais evoluído, tornou-se o líder que os levou a se organizar de forma civilizada.

 

* continue a ler - texto também disponível em pdf - clique aqui para acessar


Fontes:
Artigo revisado, originalmente publicado na edição de Outubro de 2004 da Revista Internacional de Espiritismo
http://aeradoespirito.sites.uol.com.br/A_ERA_DO_ESPIRITO_-_Portal/ARTIGOS/ArtigosGRs/ADAO_E_EVA_RC.html

 


topo

 

Leiam outros textos de Renato Costa:

>  Adão e Eva - A História de Adão e Eva é Real?
>  Atendimento fraterno na Internet
>  Bem-aventurados os Pobres de Espírito
>  Caim e Abel: Procurando Entender a Alegoria
>  As causas do Instinto: terá chegado a hora de sabê-las?
>  Os diversos caminhos da Evolução Anímica
>  Deus e a Ciência Humana: Considerações
>  E, ao Final da Jornada, Seremos Perfeitos
>  Forma e ubiquidade dos espíritos
>  Há muitas moradas na Casa de Meu Pai
>  Inteligência e Instinto: a tênue fronteira
>  Inteligência e Instinto: as Causas do Instinto: terá chegado a hora de sabê-las?
>  A Liberdade
>  Magia Negra é Bobagem?
>  Minerais: Nossos Irmãos?
>  Não Saiba a Vossa Mão Esquerda o que Dê a Vossa Mão Direita
>  Porque Sentem Dor os Animais
>  O Problema é Doutrina
>  A questão primeira
>  Registros indeléveis da evolução anímica
>  Rotina e Ritual
>  Será obter a prova científica da existência de Deus uma meta alcançável pela humanidade atual?
>  A Tênue Fronteira
>  Uso da mediunidade no dia a dia: uma reflexão

 


topo