Na lista a seguir vão os desenhos e caso
o amigo leitor tenha dificuldade de identificar ou saber mais sobre
algum dos títulos, pode perguntar para o seu filho ou sobrinho,
que ele certamente saberá. Certamente, a maioria desses desenhos
tem uma carga grande de violência, em muitos casos explícita,
mas não é o nosso propósito avaliar o desenho
em si e sim verificar a mudança de conceitos transmitidos.
INU YASHA- Sucesso japonês,
conta a história de uma menina que entra em um poço
no fundo do seu quintal e lá retorna no tempo até
o Japão feudal, onde vive situações relacionadas
a sua encarnação nessa época, como uma sacerdotisa.
Conceito (D).
AVATAR - Desenho recente da Nickelodeon,
fala de um tempo na China onde as pessoas dominavam os elementos-
Ar, água, terra e fogo e o Avatar que estabeleceria a ordem
é aquele que já encarnou nas tribos dos quatro elementos.
Conceito (D).
DRAGON BALL - Desenho japonês
inspirado em uma lenda chinesa, conta a história de um menino
com rabo de macaco e muito forte que na verdade veio de outro planeta
e vive aventuras na Terra na busca das esferas do dragão.
Tem vários episódios ocorridos no “mundo espiritual”.
Conceito (C) e (B).
YU YU HAKUSHO - Desenho japonês
onde Yusuke Urameshi é um jovem indisciplinado que perde
a vida ao salvar uma criança de um atropelamento. Por recompensa,
ele se torna um “detetive” do mundo espiritual, travando
nestes grandes batalhas. Conceito (B)
OS CAVALEIROS DO ZODÍACO -
Outro grande sucesso nipônico, onde jovens de um orfanato
são criados por um milionário que os treina para se
tornarem cavaleiros com armaduras especiais para salvar a Terra
de um perigo iminente e defender a jovem Saori, reencarnação
da Deusa Athena. Conceito (D).
A MÚMIA - Desenho Norte-Americano
inspirado na refilmagem do clássico de 1932, trata de uma
família de arqueologistas contra uma múmia que volta
a viver. Baseado na mitologia egípcia, trata da reencarnação
de personagens com grande naturalidade. Conceito (D).
SHAMAN KING - Desenho japonês
que narra a aventura de jovens xamãs (Médiuns) que
com a ajuda de espíritos guerreiros dos passado, travam batalhas
“incorporados” entre si. Conceito (B).
DISNEY - O mega estúdio
Disney tem produções com temáticas interessantes,
como Irmão Urso e Mulan, que apresentam contatos ostensivos
com entidades já desencarnadas e outros como Little e Stitch
e o Galinho Chicken Little, que tratam naturalmente da vida em outros
planetas. Conceito (B)
STAR WARS - A saga de seis filmes
de George Lucas que resultou em diversos desenhos correlatos, além
de considerar a vida em outros planetas, fala da “força”,
um tipo de fluido que pode ser manipulado. Apresenta também
personagens desencarnados que realizam aparições e
se comunicam com os encarnados. Conceito (B) e (C) .
GHOSTBUSTERS - Desenho inspirado
no filme de sucesso que teve na sua continuação fala
de um grupo que resolve montar uma empresa para caçar fantasmas.
Conceito (B).
SCOOBY-DOO – O velho cão
medroso e o seu amigo ainda fazem muito sucesso, em filme ou nos
desenhos. A comunicação com os espíritos é
na maioria das vezes revelada como um embuste com fins comerciais.
Entretanto, os episódios nunca negam a existência destes
fenômenos. Conceito (B).
MARTIN MYSTERY - Um jovem estudante
e a sua irmã acompanhados de um homem das cavernas são
membros de uma agência que investiga eventos paranormais em
vários planetas, aparecendo nos episódios toda sorte
de fenômeno mediúnico. Conceitos (A), (B) e (C).
A TURMA DA MÔNICA - Os nossos
queridos personagens brasileiros esbanjam conceitos com o Astronauta
visitando outros planetas, o dinossauro Horácio e o Piteco
na pré-história e a turma do Penadinho, que sempre
traz aspectos da reencarnação e da mediunidade. Conceitos
(A) ,(B), (C) e (D).
DINOSSAUROS - Diversos desenhos
de várias nacionalidades têm como pano de fundo a questão
dos dinossauros, caracterizando as idéias de evolução.
Conceito (A).
DANNY PHANTOM - Desenho Norte-Americano
que narra às aventuras de menino filho de caçadores
de fantasmas que por um acidente passa a poder se transformar em
fantasma e combate os espectros do mal na busca de defender a sua
cidade, com diversos fenômenos mediúnicos nos episódios,
como incorporação. Conceito (B).
HARRY POTTER - O bruxinho mais
famoso do planeta, ratificando a sua origem inglesa, apresenta fantasmas
do passado passeando pela escola e conversando com os alunos em
todos os filmes. Conceito (B).
Como podemos verificar, a lista é extensa
e com certeza incompleta. Pergunte a qualquer criança e com
certeza ela já viu algum desses desenhos, pois são
todos bem recentes. Além disso, a maioria tem a sua versão
em livro ou em quadrinhos.
Obviamente, os conceitos apresentados nos desenhos apresentam várias
distorções dos conceitos espíritas, mas isso
não invalida que foi rompida a hegemonia do paradigma anterior
de céu versus inferno. Como era de se esperar, a predominância
é nas questões da mediunidade e suas facetas e na
vida em outros planetas, fruto dos avanços da astronomia
e das descobertas da Transcomunicação Instrumental
e estudos afins, sendo que os desenhos orientais apresentam mais
a questão da reencarnação, que enriquece muito
a trama.
5- Como potencializar isso?
Como dito, certamente os nossos alunos da evangelização
ou filhos assistem ou já assistiram pelo menos um desses
desenhos. É inevitável, pois eles estão na
escola, nos produtos licenciados e no jornaleiro. Nessa relação
que o nosso evangelizando/filho estabelece com um desses programas
é uma oportunidade ímpar de explorar os conceitos
espíritas e até morais ali contidos e criar uma discussão
frutífera sobre o tema.
Hoje a educação toda gira em torno de trabalhar a
partir da realidade do aluno. Se nessa realidade já estamos
encontrando conceitos que são afins com os nossos conceitos
espíritas, nós temos que trazê-los para a análise
crítica. Não nos cabe somente ver o mundo contido
na doutrina espírita e sim identificar a doutrina espírita
no mundo. Como o apelo e a influência desses desenhos sobre
as crianças são enormes, o ponto de convergência
deve servir de “fio da meada” para iniciar uma discussão
de conteúdo. Se na sala de casa com os amigos assistindo
a um desses desenhos o nosso evangelizando/filho explicar o que
realmente aconteceu à luz da doutrina espírita, o
conceito ali se consolidou.
6- Conclusão.
Às vezes tendemos a isolar ou ignorar o material
divulgado pela TV por ferirem a pureza doutrinária. O fato
é que a revolução silenciosa dos conceitos
teológicos está aí. Porém, raramente
um desses desenhos será integralmente fiel aos conceitos
doutrinários, até por que a sua finalidade é
outra. Certos mecanismos conceituais básicos podem ser ilustrados
a partir destes elementos da realidade das crianças, permitindo
a elas um melhor discernimento. Fugirmos disso é cairmos
em uma redoma, bem próximo dos nossos amigos criacionistas.