Espiritualidade e Sociedade





Fadel David Antonio Filho

>    A Fé e a Razão

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Fadel David Antonio Filho
>    A Fé e a Razão

 

Geógrafo graduado pela Universidade de São Paulo (USP) - Bacharelado pela FFLCH/USP (SP) (1976), Licenciatura pela Faculdade de Educação/USP (SP) (1976), Mestrado em Geografia pelo IGCE/RC/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1990), Doutorado em Geografia pelo IGCE/RC/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1996) e Livre Docente pela mesma Universidade (UNESP) (2009). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)


- texto completo disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 


I. SOBRE A FÉ

Provavelmente, desde os tempos pré-históricos, quando o homem já havia dominado o fogo para iluminar as trevas da noite e aquecê-lo do frio, ele deve ter se questionado sobre o sentido da existência. Provavelmente, quando já organizado em pequenas comunidades, e tendo conseguido equacionar os principais problemas de sobrevivência; o homem deve ter começado a se indagar, na busca de explicações, sobre os fenômenos com os quais se deparava no seu cotidiano e ao seu derredor. O por quê, o para quê e o como sempre intrigaram a mente humana.

Na busca de algum sentido ou propósito, explicação ou compreensão para os fenômenos ou fatos que fugiam da sua capacidade de entendimento ou controle, o homem foi levado a buscar respostas dentro de seu próprio universo imaginário.

- texto completo disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

Fonte:
http://www.panoramaespirita.com.br/artigos/artigos_04/a_fe_e_a_razao.html



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual