Espiritualidade e Sociedade



Mario Celso Ramiro de Andrade

>     O gabinê fluidificado e a fotografia dos espíritos no Brasil

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Mario Celso Ramiro de Andrade
>     O gabinê fluidificado e a fotografia dos espíritos no Brasil: a representação do invisível no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais

 

-> Universidade de São Paulo
Tese de Doutorado

 

 


Resumo

Esta tese foi desenvolvida a partir de duas frentes de trabalho distintas, porém complementares:

a primeira procura rastrear o surgimento e identificar a produção da chamada Fotografia dos Espíritos no Brasil, um acervo de imagens com características próprias, encontradas a partir do início do séc. XX no país, que registram as supostas manifestações espirituais e paranormais ocorridas em várias localidades brasileiras, ao longo de quase um século.

São imagens que pretendem demonstrar a ocorrência de determinados fenômenos, sob determinadas condições, em determinados ambientes e, invariavelmente, na presença de testemunhas oculares e suas câmeras fotográficas. Numa outra frente, este trabalho propõe uma leitura da produção artística do autor, em diálogo com vários pressupostos da fotografia dos espíritos; dando continuidade ao trabalho que foi tema da dissertação de mestrado em poéticas visuais, defendida na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia (Kunsthochschule für Medien Köln), na Alemanha, em 1997.

Ao associar essas duas frentes de trabalho, torna-se possível identificar várias zonas de intersecção entre a prática fotográfica espiritual e a produção artística aqui enfocada, revelando que objetos do conhecimento aparentemente distintos mostram-se intimamente implicados, quando analisados sob a perspectiva da arte.

 

>    texto disponível em pdf - clique aqui para acesssar



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual