Hernâni Guimarães Andrade

>        Rádio Mental

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Hernâni Guimarães Andrade
>   Rádio Mental

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

(trecho inicial)

Entre 1920 e 1930, V. M. Bekhterev realizou uma série de experiências com cães domesticados pelo célebre treinador V. L. Durov. A possibilidade de existirem elos telepáticos entre os animais deu nas vistas.

As sessões consistiam em fazer os cães realizarem determinadas tarefas, comandados apenas telepaticamente pelo domesticador. Foram eliminadas todas as possibilidades de fraude ou de sugestão normal, oriundas de qualquer sinal imperceptível para o observador e, no entanto, captável pelo animal bem treinado. Eliminaram-se também os assistentes, ficando na sala apenas um auxiliar que ignorava totalmente a tarefa a ser cumprida pelo cão. O plano era sorteado depois de introduzido o animal no local da experiência. O treinador ficava separado em outro cômodo, de onde podia avistar o cachorro. Ao receber o plano, deveria tentar influir telepaticamente sobre o cão, levando-o a cumprir as tarefas indicadas no plano. Em algumas experiências o animal parece realmente receber influência telepática de Durov, cumprindo praticamente o plano. Mas Bekhterev considerou os resultados ainda incipientes. Com a morte de Durov, foram suspensas as investigações neste sentido.

Outros fatos, especialmente o relacionamento de diferentes animais entre si, durante o período de acasalamento, fez suspeitar da possibilidade de comunicação telepática. Várias experiências mostraram que alguns dos sinais de comunicação eram químicos, odoríferos, e outros pareciam exercer-se por meio de radiações de natureza electromagnética. Entretanto, certos casos mostraram ser possível a comunicação por meio de uma função paranormal primitiva, com a qual os animais seriam dotados pela própria natureza e destinada a garantir a sobrevivência dos indivíduos ou da espécie. Seria, conforme alguns parapsicólogos, um tipo de “sexto-sentido” uma forma de “percepção extra-sensorial”. Neste caso, a telepatia tal como se manifesta na espécie humana poderia ser um aspecto superior desta teleligação oriunda dos organismos primitivos e perpetuada até aos animais superiores. Poderia ser, também, uma faculdade em evolução na espécie humana. Ela teria surgido como uma função própria da vida e estaria ascendendo a níveis superiores, de acordo com a evolução, manifestando-se como telepatia nas espécies mais desenvolvidas, particularmente no homem.

Ondas eletromagnéticas?

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 


Fonte: Revista de Espiritismo nº. 32, Julho/Agosto/Setembro de 1996
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/fep/radio-mental.html



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual