Espiritualidade e Sociedade



Carlos S. Alvarado


>   Fenômenos psíquicos e o problema mente-corpo: notas históricas sobre uma tradição conceitual negligenciada

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Carlos S. Alvarado
>   Fenômenos psíquicos e o problema mente-corpo: notas históricas sobre uma tradição conceitual negligenciada


Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2013, vol.40, n.4, pp. 150-156. ISSN 0101-6083.
Alvarado CS / Rev Psiq Clín. 2013;40(4):157-61
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832013000400006.


>
  
clique aqui para acessar o artigo completo em pdf


Carlos S. Alvarado
- Professor-assistente de Pesquisa em Medicina Psiquiátrica, Division of Perceptual Studies – University of Virginia (EUA).

Resumo

Embora exista uma longa tradição de discussões filosóficas e históricas sobre o problema mente-corpo, a maioria delas não menciona os fenômenos psíquicos como tendo implicações para esse tópico. Este artigo é uma revisão de escritos selecionados publicados na literatura dos séculos XIX e XX sobre o mesmerismo, o espiritualismo e a pesquisa psíquica cujos os autores discutiram sobre aparições, telepatia, clarividência, experiências fora do corpo e outros fenômenos parapsicológicos como evidência para a existência de um princípio separado do corpo e responsável pela consciência. Os autores discutidos são de diferentes períodos de tempo. Entre eles estão John Beloff, J. C. Colquhoun, Camille Flammarion, J. H. Jung-Stilling, Frederic W. H. Myers e J. B. Rhine. Mais do que defender a validade de sua posição, minha proposta é documentar a existência de uma tradição intelectual e conceitual que tem sido negligenciada por filósofos, entre outros, nas discussões sobre o problema mente-corpo e aspectos de sua história.

Introdução

Existe uma história longa de especulações e escritos sobre a mente e suas várias relações postuladas com o corpo. Ela envolve, entre outras, ideias descrevendo e conceituando a mente como um epifenômeno ou como um princípio independente das funções corporais.

Neste artigo eu não tentarei identificar as várias soluções propostas para compreensão da relação mente-corpo ao longo do tempo. Em vez disso, minha proposição é focar em uma tradição intelectual, geralmente negligenciada, cujos representantes defenderam a existência de um princípio independente do corpo baseado na existência do então chamado fenômeno psíquico, supranormal ou parapsicológico tais como as aparições, a mediunidade, a clarividência e a telepatia. Além disso, meu foco será nos escritos dos séculos XIX e XX.

 

>  clique aqui para acessar o artigo completo em pdf

 

 



topo

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual