Luís de Almeida

>    WORMHOLES - Atalhos Hipotéticos e os fenômenos dos Espíritos

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Luís de Almeida
>    WORMHOLES - Atalhos Hipotéticos e os fenômenos dos Espíritos

 

Matéria homenageia um dos mais ilustres cientistas contemporâneos; teoria construída hipoteticamente é estudada à luz do Espiritismo

 

Algumas das soluções das equações de Einstein permitem velocidades superluminais, válidas para possíveis viagens intergalácticas hipter-rápidas: os wormholes (ver mais - Wikipédia) transitáveis que são atalhos hipotéticos, unindo duas regiões longínquas do mesmo espaço-tempo (do mesmo universo) ou unindo dois universos diferentes.

Estas propostas violam as condições de energia, fundamentais para os teoremas das singularidades, entre elas, salientamos os wormholes e a proposta de Alcubierre (mais conhecido por warp drive), sendo por isso a geometria do espaço-tempo respectivo produzida por matéria exótica.


Matéria exótica e matéria psi

Em concordância com a relatividade geral, o espaço-tempo pode ser curvo, de forma a ligar duas regiões longínquas através de um atalho. Este atalho hipotético é denominado por wormhole (tradução à letra: buraco de verme). Um wormhole contém duas entradas que assinalaremos por bocas, ligadas por um túnel, em que a circunferência menor designaremos por garganta. É exequível visualizar um wormhole através de um diagrama de mergulho, que projeta um espaço-tempo com apenas duas dimensões espaciais. Nesse diagrama a garganta do wormhole seria caracterizada por uma circunferência, mas no espaço-tempo 4-dimensional seria uma esfera. Os wormholes foram revelados matematicamente como soluções das equações de campo, por Flamm, em 1916, alguns meses após estas terem sido enunciadas por Albert Einstein. (ver foto1)


As soluções recentemente descobertas no âmbito da cosmologia moderna anunciavam algumas particularidades especiais; a matéria que constitui o wormhole tem uma densidade de energia negativa, quando observada por um cosmonauta que trespassa o wormhole a uma velocidade muito grande. Desta forma, evidencia de que esse universo espaço-tempo negativo é o universo chamado de matéria Psi, por Guimarães Andrade, com regiões negativas na sua densidade inicial, de massa negativa e entropia negativa, onde o grau de desorganização tenderá para zero.


O Livro dos Espíritos esclarece:

Questão 86 - O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?

Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem”.

Diz-se que esta matéria é “exótica”, porque viola algumas condições de energia que são fundamentais para os teoremas clássicos sobre singularidades do espaço-tempo; todavia, a teoria de campo prevê a sua existência. Poderíamos construir tal dispositivo? Requeria como apontou o cosmólogo Miguel Alcubierra, a manipulação da matéria com uma densidade de energia negativa. Mas será isso possível? Allan Kardec atesta em O Livro dos Espíritos questão 27.

Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito?

- “(...) ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela.(...) Está colocado entre o Espírito e a matéria; é fluido, como a matéria, e susceptível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o Espírito se utiliza (...)”.

Continuamos com Kardec em A Gênese, Cap. XIV:

Os Fluidos, Item 3:

(...) Dentro da relatividade de tudo, esses fluidos têm para os Espíritos, que também são fluídicos, uma aparência tão material, quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados e são, para eles, o que são para nós as substâncias do mundo terrestre. Eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os homens com os seus materiais, ainda que por processos diferentes.”

Como vimos, a proposta brilhante de Alcubierre corrobora na íntegra o que Allan Kardec nos legou há cerca de 150 anos.

A hipótese da ausência de densidades de energia negativas constitui um tabu, fortemente enraizado na mente humana, face à aparente carência de evidência experimental; todavia, a Teoria Quântica de Campo admite a presença de densidades de energia negativas em determinados estados de vácuo, também chamados “efeito de Casimir”. Este efeito pode ser produzido em laboratório.

Vejamos novamente O Livro dos Espíritos, na pergunta 22:

“Define-se geralmente a matéria como sendo – o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. São exatas estas definições?

Do vosso ponto de vista, elas o são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que nenhuma impressão vos cause aos sentidos.”

A descoberta de que todos os wormholes necessitam de matéria exótica para mantê-los abertos, cada vez é mais aceito pela comunidade de astrofísicos e cosmólogos. André Luiz em Mecanismos da Mediunidade inicia o capítulo IV, “Matéria Mental”, reconhecendo o “pensamento do Criador” como um fluido elementar” que opera como “base mantenedora de todas as associações de forma nos domínios inumeráveis do Cosmo”. Resumindo, o Universo é um “todo de forças dinâmicas, expressando o pensamento do Criador” e acrescenta:

E superpondo-se-lhe à grandeza indevassável, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso. (...) Nos fundamentos da Criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre esse plasma vibra o pensamento mensurável da criatura, a constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito se manifestam.”

Afirma ainda o médico André Luiz, que o pensamento é a base de todas as realizações: quer no universo físico, quer no universo espiritual e atesta.

“Entretanto, ele ainda é matéria – a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema periódico dos elementos conhecidos no mundo.”

André Luiz enuncia taxativamente que esse tipo de matéria mental é idêntica à nossa matéria física bem conhecida (o que não é o caso da matéria exótica).

A matéria exótica que compõe o wormhole (embora das suas tensões e densidade de energia serem elevadas) poderá conectar tenuamente com a matéria dita normal, tal como acontece com os neutrinos e as ondas gravitacionais. Na falta de um conhecimento mais exato das propriedades da matéria exótica, é impraticável estabelecer uma investigação objetiva sobre a estabilidade do wormhole, mas Emmanuel em “Roteiro” elucida:

Em seus múltiplos estados, a matéria é força coagulada, dentro de extensas faixas dinâmicas, guardando a entidade mental de tipos diversos, em seus longos roteiros evolutivos."


Wormhole e “O Livro dos Médiuns”

Em “O Livro dos Médins” II Parte – das manifestações espíritas e restantes capítulos, são narrados vários fenômenos da ação dos Espíritos sobre a matéria, incluindo o de transporte em que os Espíritos mudam espontaneamente objetos de vários locais do planeta, para o local que pretendem, que pode estar totalmente fechado, onde nada existia até então. Como funciona?

Uma força provinda do Espírito os lança no espaço e eles vão cair no ponto que o mesmo Espírito indica”.

Esclarece o Espírito S. Luis.

Complementa o Espírito Erasto:

É que, para que estes fenômenos se produzam, necessário se faz que as propriedades essenciais do Espírito motor se combinem com algumas das do médium (...) Só então pode, mediante certas propriedades, que desconheceis, do vosso meio ambiente, isolar, tornar invisíveis(...). Não me é permitido, por enquanto, desvendar-vos as leis particulares que governam os gases e os fluidos que vos cercam; mas, antes que alguns anos tenham decorrido, antes que uma existência de homem se tenha esgotado, a explicação destas leis e destes fenômenos vos será revelada (...)”.

Questiona Kardec:

Numa palavra: pode o Espírito espiritualizar um objeto material, de maneira que se torne capaz de penetrar a matéria?

Responde de novo Erasto:

É complexa esta questão. O Espírito pode tornar invisíveis, porém, não penetráveis, os objetos que ele transporte; não pode quebrar a agregação da matéria, porque seria a destruição do objeto. Tornando este invisível, o Espírito o pode transportar quando queira e não o libertar senão no momento oportuno, para fazê-lo aparecer”.

Se estudarmos a matéria referida, verificamos como Erasto esclareceu que nos falta ainda entender muitos dados do nosso universo; todavia, em nossa opinião, os Espíritos passam os objetos que se encontram na 3ª dimensão para a sua dimensão (4ª dimensão) e utilizam um wormhole em sua viagem e fazem surgi-los, ou seja, torna-los visíveis, ao passarem da 4ª dimensão para a nossa dimensão (3ª dimensão). (ver foto 2)

 

Wormhole e Hernani Guimarães Andrade

Hernani Guimarães Andrade, em sua tese, propõe o conceito de campo biomagnético (CBM), sendo a característica fundamental circular em uma direção perpendicular ao nosso espaço físico (3-dimensional), ou seja, passar do hiperespaço para o nosso espaço e vice-versa. O CBM não é mais que o elo de ligação entre a matéria física e a matéria psi, possibilitando desta forma a permuta de comunicação entre os corpos dos dois espaços, ou seja, entre o universo espiritual e o universo físico. Segundo Andrade, sendo o CBM um campo de natureza magnética, tem a particularidade de evoluir em uma quarta dimensão espacial no hiperespaço, bem como entrar ou sair de nosso espaço 3-dimensional. A proposta sugerida por Guimarães Andrade, relativamente ao CBM, aparentemente resolve e corrobora as propostas das equações de Einstein relativamente às viagens superluminais, apport, fenômenos de transporte e comunicabilidade entre os dois universos: físico (3-dimensional) e espiritual (4-dimensional). Em nossa opinião, como profissionais de cosmologia e astrofísica, Hernani Guimarães Andrade continua atualíssimo em suas teses propostas.

Hernani Guimarães Andrade, diretor fundador do IBPP – Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, narrou pessoalmente (meses antes de falecer), à Dra. Lígia Almeida, presidente da AME Porto – Associação Médico-Espírita da Área Metropolitana do Porto, dois fenômenos de transporte ocorridos, dos vários investigados por ele e sua equipe. Um consistia num jipe que pesava cerca de 2.500 kg ter sido transportado a uma distância de 40 metros. Simplesmente desapareceu e apareceu noutro local. O outro caso, ocorrido em S.Paulo (que omitimos mais dados por razões obvias), onde investigou vários “apport” dos quais salientou uma “chuva” de pedras, que aparentemente trespassavam o telhado, as portas e janelas (como se estas não existissem) de uma casa sem fazer qualquer dano, e quando caíram destruíram todo o seu interior. Os objetos de médio porte (pedras) surgiam no interior da casa, provenientes aparentemente do nada... e simplesmente caíam.

Desta forma, uma das explicações possíveis para estes fenômenos, e dentro da cosmologia moderna, seria a utilização da matéria espiritual (“matéria PSI”, segundo Guimarães Andrade ou “matéria mental”, segundo o Espírito André Luiz) e sua manipulação como apontou o cosmólogo Alcubierre, por parte dos Espíritos ou civilizações conhecedoras de tal técnica na “fabricação” de um wormhole.

Relembremos novamente o que nos diz o Espírito André Luiz, em Mecanismos da Mediunidade:

Compreendemos assim, perfeitamente, que a matéria mental é o instrumento sutil da vontade atuando nas formações da matéria física (...)." (Ver foto 3)


Esta matéria é dedicada a um dos mais ilustres cientistas contemporâneos, que regressou à Pátria Espiritual em 25 de abril de 2003. Um Homem que, em nossa opinião, veio fora de época. Daí ainda incompreendido por muitos. Estejas tu onde estiveres, o nosso eterno reconhecimento lusitano, pelo teu contributo, por uma sociedade mais fraterna e mais esclarecida. Até breve. Hernani Guimarães Andrade!...


Fonte: Publicado na Revista Internacional de Espiritismo, mês: março de 2005

 

Leiam outros textos de Luís de Almeida

->  A Astrofísica e o Espírito
->  Ateísmo
->  Consciência Universal - uma Globalização Planetária
->  A Física Quântica em Busca da Partícula Divina
->  Será que é uma religião ou seita?
->  O Tempo e o Presente
->  WORMHOLES - Atalhos Hipotéticos e os fenômenos dos Espíritos

Leia também de Luís de Almeida e Ida Della Mônica

->  Uma simples molécula - Mas terapêutica

 



topo

 

 



Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual