Espiritualidade e Sociedade





Alexandre Aksakof

>    Insuficiência da teoria alucinatória do Dr. Hartmann sob o ponto de vista teórico

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Alexandre Aksakof
>   Insuficiência da teoria alucinatória do Dr. Hartmann sob o ponto de vista teórico


*   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

(trecho inicial)

A primeira parte deste capítulo tomou um desenvolvimento que eu não tinha previsto. Mas não hesitei em recolher e em utilizar todos os materiais que se me ofereciam, à medida que prosseguia em meu trabalho, pois considero o fenômeno da materialização como o resultado mais notável, mais elevado que atingiu o Espiritismo. Por isso, a demonstração da realidade objetiva desse fenômeno — em oposição com as hipóteses negativas do Dr. Hartmann — era de importância capital para a minha refutação.

Atingi o alvo que me tinha proposto? Ignoro-o. Geralmente os filósofos ficam namorados de suas teorias, e as defendem apaixonadamente. Mas como a obra inteira do Sr. Hartmann é fundada na suposição da realidade dos fenômenos, ouso esperar que ele aquiescerá em formular também um juízo «tendo um valor condicional» acerca dos fatos de que fiz menção neste capítulo, e que ele não conhecia dantes; prefiro acreditar que ele não evitará as conclusões que se fica coagido a tirar de ditos fatos, entrincheirando-se especialmente na presente ocasião por trás do argumento, aliás, muito fácil, da fraude!

Certamente os fatos são a base de qualquer investigação no domínio da Natureza, e, para responder ao Sr. Hartmann, o melhor método que eu tinha a seguir era apoiar-me em fatos, apresentando-os, tanto quanto me era possível, nas condições impostas por meu contraditor ou que pareciam necessárias para refutar a hipótese da alucinação.

*  continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 


Fonte:
ANIMISMO E ESPIRITISMO, Alexandre Aksakof, Ed., FEB, pp. 285-303.




topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual